4.5.09

Marítimo – Porto: O mérito de um campeão antecipado

ver comentários...
O resultado indicia um jogo igual às mais recentes deslocações portistas. Não foi. O Porto sofreu, teve a sorte do seu lado, mas sobreviveu e manteve intacta a sua qualidade colectiva que lhe permite, mesmo com 3 baixas de vulto, triunfar num campo difícil. Está anunciado o campeão!


Resistir às contrariedades – Azar é algo de que o Porto não se pode queixar neste jogo. Marcou cedo e, mais tarde, ainda viu o adversário desperdiçar algumas ocasiões flagrantes que poderiam muito facilmente ter virado o rumo do jogo. Há, no entanto, que ter em conta a forma como a equipa, mesmo sofrendo, soube reagir às contrariedades. Lucho e Hulk são baixas de peso, juntar-lhes Meireles pode parecer mesmo de mais, tal a qualidade e importância destes 3 elementos. A capacidade de sofrimento e a lucidez para nos momentos certos matar o jogo, são o grande elogio que se pode fazer a esta equipa, num passo decisivo para o título.

A melhor equipa – Escrevi aqui a dado momento do campeonato que este era um campeonato definido por detalhes e sem grande superioridade de qualquer uma das equipas. É verdade que o foi durante muito tempo e até se pode dizer que a vantagem do Porto foi essencialmente construída nesse período, mas nesta segunda volta o Porto arrancou para um nível qualitativo que o aproxima, ainda que de forma diferente, do ano anterior. Foi neste período claramente a melhor e mais superior equipa do campeonato. Normalmente os campeonatos distinguem os melhores, mas nem sempre é assim. Neste caso, por esta recta final, o Porto poderá dizer sem problemas que não só venceu, como foi a melhor equipa.
Já o disse e repito-o. Para quem vê e quer ver, esta qualidade tem um responsável principal. Parece-me que Jesualdo não continuará no Porto e duvido muito que quem venha consiga fazer melhor...




Ler tudo»

AddThis