16.3.09

Sporting – Rio Ave – Vencer e pouco mais

ver comentários...
Resolveu-se – Os jogos não se resolvem por si só. Há, obviamente, sempre mérito de uns e demérito de outros para que tal aconteça, mas no caso deste jogo pode dizer-se que o Sporting não teve de fazer muito para que os 3 pontos fossem garantidos. Esta é, aliás, uma dádiva que nem sempre aparece mas que para o caso terá surgido no tempo certo para as aspirações sportinguistas. Isto, como é óbvio, pela pressão existente em torno da equipa após a derrocada de Munique. Dificilmente o Sporting poderia fazer um jogo de grande inspiração e criatividade sob um clima de tamanha tensão e, por isso, era fundamental que a eficácia invertesse o efeito do cronómetro, tornando-o num aliado, em vez de inimigo.

Pouco a dizer – A ideia de um jogo pouco interessante, não muito bem jogado e resolvido em 45 minutos foi partilhada pelos 2 treinadores. Estas características, naturalmente, implicam algum desinteresse na análise ao jogo mas, ainda assim, há algumas coisas para referir. O primeiro ponto tem a ver com a forma como o Sporting conseguiu fazer um jogo praticamente livre de sustos, apesar de um começo difícil e de um jogo em que raramente conseguiu impor um grande domínio. Destaque ainda para a tendência “direitista” do jogo leonino, influenciado sobretudo pelas diferenças entre os laterais. Individualmente, a nota de realce vai para a estrutura central do meio campo, com Moutinho e Rochemback a serem mais valias que foram bem para além dos golos marcados.

Situação – O efeito psicológico da goleada de Munique é ainda uma incógnita. No que diz respeito aos objectivos de temporada, esta é uma situação curiosa visto resultar da única (exceptuando a Supertaça) competição onde o Sporting tem a certeza que chegou à meta inicialmente estabelecida. Para o Sporting segue-se uma fase tranquila no que respeita à frequência de jogos, exigindo-se uma subida de forma e rendimento na Liga que, na minha opinião, até é provável que aconteça. O campeonato, porém, não é um contra relógio individual e, nesta altura, pode até imaginar-se que não chegue uma hipotética caminhada perfeita no que falta jogar.

AddThis