25.3.09

Porque gosto do Barcelona...

ver comentários...

O lema é “Mais do que um clube” mas aos meus olhos, ou seja de alguém que apenas vê o lado futebolístico da causa “culé”, o lema deveria ser “Mais do que ganhar”. Não quer isto dizer que eu seja partidário de filosofias de jogo utópicas ou que não tenham na vitória o seu propósito principal. Como já aqui muitas vezes defendi, para que o futebol seja respeitado cada equipa deve dar prioridade àquele que é o seu principal propósito enquanto jogo, ganhar. Tem, antes, a ver com princípios mais abrangentes e que encerram numa filosofia de clube.
O Barcelona tem pouco mais de metade dos títulos do Real Madrid e entre 1960 e 1990 ganhou apenas 2 ligas. Também a nível Europeu fica muito aquém dos títulos do seu maior rival. Quanto a mim, no entanto, a sua História é incomparavelmente mais valiosa e daí o ajuste do “Mais do que ganhar”. Tem a ver com a aposta na formação, nos talentos emergentes, e numa fórmula que tem como pilar a base do clube e não os milhões que é capaz de gerar. Por estes princípios e pela capacidade que tem para, ciclicamente, nos deliciar como provavelmente mais nenhum clube consegue, gosto do Barcelona.
Tudo isto a propósito da exibição deste fim de semana e da marca dos 3 golos por jogo. Guardiola é uma aposta que desde a primeira hora elogiei, por ser de futuro e não de passado, por ser de formação e qualidade e não de currículo e estatuto. Fico feliz por ter vingado e por ter posto a funcionar esta autêntica máquina de futebol que, à luz dos seus princípios, tem a sua base construída na formação e não em milionárias contratações.
O melhor é mesmo ver porque se o futebol é uma arte, Camp Nou é nesta altura o melhor museu do mundo...

AddThis