19.3.09

Keirrison, até quando resistirão a tantos golos?

ver comentários...
Já venho fazendo algumas referências pontuais a este nome há algum tempo, mas creio que chegou a hora de um destaque mais declarado. O nome é Keirrison e é um ponta de lança que se vem continuamente afirmando no futebol brasileiro, coleccionando já diversos destaques individuais na sua carreira apesar de ter recentemente completado... 20 anos.

Sinceramente, estranho a permanência deste jogador no campeonato brasileiro em 2009. Afinal, este foi só o melhor marcador do Brasileirão 2008 quando ainda tinha 19 anos! Keirrison apareceu muito novo no Coritiba, um clube grande do estado do Paraná, mas não um gigante do futebol brasileiro, e desde logo deixou clara a sua afinidade pelo golo. Melhor marcador do clube nos estaduais ainda com 16 e 17 anos, na Serie B com 18 anos, e melhor marcador do estadual de 2008 e Brasileirão 2008, Keirrison acabou por rumar ao Palmeiras numa parceria com a empresa desportiva Traffic (o Palmeiras terá 20% do passe). Hoje, ainda no inicio da sua passagem pelo clube, Keirrison é já o melhor marcador do Paulistão 2009. Vanderley Luxemburgo – treinador do Palmeiras – agradecerá certamente este esquecimento do futebol europeu e faz deste jovem o principal reforço de uma equipa remodelada para o ataque ao título em 2009.


Talvez o motivo pelo qual Keirrison tem conseguido a “proeza” de ser tão consistente e, simultaneamente, não ter ainda saído do Brasil seja o seu perfil. É que Keirrison tem um perfil algo raro no avançado brasileiro. Não é particularmente rápido, não é temível no 1x1 e não é particularmente forte fisicamente. Keirrison lembra muito mais o perfil holandês de avançado. Fino, inteligente, com um faro felino pelo golo e uma notável capacidade de definição, que fazem dele um goleador espantosamente regular. Keirrison tem outro atributo que lhe deve garantir uma carreira de sucesso. A cabeça. Ao contrário de outros jovens talentos, Keirrison parece ser imune a estados de euforia e vem seguindo serenamente a sua carreira aparentemente apenas concentrado em fazer aquilo em que é bom.


E pronto, está apresentado Keirrison, ou K-9. Para quem pode acompanhar o futebol brasileiro não será novidade. Para quem não pode, é uma questão de esperar, porque ele vai aparecer...

AddThis