14.9.07

Antevisão: Fim de semana de Derbies

ver comentários...
Tottenham – Arsenal (Premier League, Sábado 13h30)
O derby de “North London” opõe os dois maiores rivais de uma cidade repleta de clubes. Em Londres, pela sua dimensão e vida própria, seria abusivo dizer que a cidade vai parar para ver o jogo. Ainda assim, para os acompanhantes desta liga espalhados por todo o mundo este é um marco importante no calendário da competição. Este embate histórico tem um passado recente, e esse diz que o jogo tem golos, muitos, e repartidos para ambos os lados. Diz também que os Spurs, para desgraça dos seus adeptos raramente conseguem impor-se frente ao mais feroz rival. Este ano os golos devem repetir-se, com o Tottenham de Jol desesperado por fugir às criticas de inicio de época que vieram após as 3 derrotas iniciais. A equipa reagiu e está agora a meio da tabela, apresentando um futebol atractivo mas também muito inocente – são raros os jogos em que não sofre golos. A equipa que tem em Berbatov a grande estrela conta com uma linha da frente poderosa - há quem diga que seja a mais forte da liga – onde podem alinhar ainda Darren Bent (a contratação milionária do defeso), Robbie Keane ou Defoe. Aaron Lennon poderá ser o regresso mais motivador para os Spurs.
Do outro lado, equipa que vem Highbury tem mudado as faces, agora sem Bergkamp, Pires, Henry e Ljungberg, mas mantém o seu filósofo, Wenger. O francês tem muito claro qual o caminho que quer dar ao futebol dos Gunners, recrutando e moldando uma equipa de futebol atractivo e muito móvel. O Arsenal também sabe defender, e bem, mas é na frente que o seu jogo se diferencia. Hoje os protagonistas principais são Fabregas, Rosicky e Van Persie, não são iguais mas dificilmente se contestará a sua competência, tal como provam os resultados de inicio de temporada com 3 vitórias e um empate, este muito à custa dos lapsos de Lehmann.
Palpite: Empate

Bayern Munique – Schalke 04 (Bundesliga, Sábado 14h30)
É o embate entre duas das mais poderosas formações Alemãs e também as duas únicas que ainda não conheceram o sabor da derrota na prova deste ano. O Bayern fez jus aos investimentos avultados, com um inicio de época impressionante a prometer um passeio na Bundesliga deste ano. A vitória por 4-0 em Bremen é o cartão de visita de uma equipa forte em todos os capítulos do seu jogo e com um poderio difícil de igualar junto das balizas. Klose e Toni são os bombardeiros, Ribery a estrela com um impacto impressionante desde a sua chegada e Altintop a figura escondida que tantas vezes aparece a fazer a diferença. No Schalke uma equipa mais modesta mas igualmente interessante que estará destinada a lutar pela Champions. Jovens como o defesa Pander (lembram-se do seu golo em Wembley?), o 10 Rakitic (Promessa croata de 19 anos que actua atrás dos pontas de lança) e Ozil (talento de 18 anos) são nomes que têm sido revelados numa equipa que conta com Kuranyi, Asamoah e Altintop (o irmão do que joga no Bayern) como estrelas.
Palpite: Bayern

São Paulo – Santos (Campeonato Brasileiro Sábado 22h10)
A semana passada lancei o confronto entre Vasco e São Paulo. O tricolor venceu num jogo sofrido mas onde a sua eficácia voltou a dar cartas na etapa complementar. Dois golos sem resposta mostraram um equipa fria e com grande qualidade colectiva que se prepara para ser novamente campeã, mostrando, não só a um país, mas a um continente como o futebol não se faz apenas do talento individual mas tem muito de trabalho e disciplina colectiva. O São Paulo – apesar do seu 3-5-2 – é a formação mais Europeia da América do Sul. Do outro lado vai estar um Santos prestigiado pelo seu terceiro posto. Luxemburgo tem feito um trabalho muito bom numa equipa sem grandes nomes (o médio, de look asiático, Rodrigo Tabata tem sido o destaque). Para o ‘Peixe’, o jogo fica marcado pela notícia da recente saída do guarda redes Roger para o Botafogo.

Palpite: São Paulo

Flamengo – Vasco da Gama (Campeonato Brasileiro, Domingo 22h10)
É um clássico entre dois gigantes do Rio de Janeiro. Sobre o Vasco, escrevi a semana passada, uma equipa virada para a frente que fez sofrer o líder mas que acabou por perder, vendo goradas as suas chances de conquistar o campeonato. Agora desloca-se ao Maracana para rever o rival ‘Fla’, uma equipa com nomes interessantes como Renato Augusto, Obina e outros conhecidos como Ibson, Leo Lima e Souza. O Flamengo parece, no entanto, ser uma vitima da sua própria dimensão acumulando insucessos fruto de uma instabilidade constante.
Palpite: Vasco

Outros jogos:
Este será um fim de semana invulgarmente fértil de clássicos no Brasil. Para além dos acima mencionados haverá ainda o Atlético Mineiro – Cruzeiro (nota para o Cruzeiro, segundo na tabela com um ataque altamente concretizador onde alinham o conhecido Alecsandro e as novas caras Moreno e Guilherme) e o Grémio – Internacional. Infelizmente o tempo não permite todas as análises mas fica a nota para todos estes derbies. Nota ainda para outro derby, bem mais longe, em Bucareste onde o Steaua – em dificuldades neste inicio de temporada – recebe o Rapid.

AddThis