5.9.07

A última chance de Kluivert

ver comentários...

Foi uma das poucas surpresas do último dia de transferências. O esquecido Kluivert pescado pelo Lille.

Começou por ser um dos mais promissores pontas de lança da Europa, quando em 1995 com apenas 19 anos terminou a temporada com 18 golos na liga holandesa e conseguindo aquele que ainda será hoje o seu momento mais célebre, o golo da vitória (1-0) frente ao AC Milan na final da Liga dos Campeões em Viena.
A sua carreira prosseguiu com uma passagem frustrada e, acima de tudo, muito problemática pelo AC Milan, e no momento em que parecia ser um engano do futebol mundial, foi resgatado pelo seu pai futebolístico, Louis Van Gaal. O Barcelona foi, como se sabe, um capítulo de sucesso na sua carreira, consagrando-se durante várias temporadas como um dos melhores avançados europeus – marcou mais de 15 golos em 5 temporadas consecutivas e sagrou-se melhor goleador do Euro2000 conjuntamente com Milosevic. Com 28 anos saiu do Barça e o que se seguiu foram penosas passagens pelo Newcastle, Valencia e PSV.

Trata-se de um avançado tecnicamente dotado que, embora não seja um goleador nato, trabalha muito bem na última zona do campo. O problema de Kluivert terá sido a sua atitude, já que foi sempre visto como um jogador de pouca aplicação nos treinos e com um comportamento pouco profissional, acomodando-se depressa ao estatuto e nível de vida que atingiu. Agora, aos 31 anos, chega àquela que será talvez a sua derradeira oportunidade no futebol de topo.

AddThis