10.9.07

Mundial Sub 17

ver comentários...

Terminou este fim de semana na Coreia do Sul o Campeonato Mundial de Sub 17. A vitória sorriu à Nigéria depois de derrotar a Selecção Espanhola no desempate das grandes penalidades (0-0 no final do prolongamento). Mais do que o registo do vencedor, como é normal neste tipo de provas, ficaram alguns indicadores importantes no que respeita ao futuro.

A grande desilusão da prova veio da América do Sul, com a Argentina a deixar uma pálida imagem de um futebol que se sabe tão capaz. A ‘alviceleste’ foi eliminada pela Nigéria num jogo em que não demonstrou capacidade de reacção a um resultado (2-0) construído no primeiro tempo. Os Argentinos acumularam ainda outras exibições discretas como o empate (0-0) com a Síria na jornada inaugural. O Brasil foi outra das decepções. Os Brasileiros começaram de forma impressionante com duas goleadas e assegurando rapidamente o apuramento no seu grupo. O que se passou depois foram apenas decepções face a um inicio tão auspicioso. Primeiro, derrota com a Inglaterra, num jogo que aparentemente não contava para nada, mas que acabou por colocar os brasileiros no caminho do seu carrasco, o Gana com quem perderam por 1-0 num golo muito polémico que lembra o lance de Petit frente ao FC Porto há algumas temporadas a esta parte. De resto, a prova foi bastante positiva para os conjuntos Africanos, com Gana e Nigéria a praticar um futebol excêntrico e arrojado ofensivamente. A resposta veio da Europa, onde Espanha e Alemanha se destacaram pelas boas indicações deixadas e, sobretudo, pelas várias promessas desvendadas.

Individualmente, o prémio de melhor jogador recaiu em Toni Kross, mas a prova foi igualmente marcada pela performance de Bojan, que pareceu sempre estar um nível acima da concorrência. No final o prodigio do Barcelona falhou a final e, talvez por isso, também os princípais prémios, quer individual, quer colectivo. Para os interessados fica uma lista por mim elaborada dos jogadores (alguns) que se destacaram neste torneio.

Nome – País – Clube - Posição
Toni Kroos – Alemanha – Bayern Munique – Médio (Melhor Jogador)
Dennis Dowidat – Alemanha – Monchengladbach – Extremo
Ransford Osei – Gana – Keesben – Avançado
Macauley Chrisantus – Nigéria – Abuja – Avançado (Melhor Marcador / Segundo Melhor Jogador)
Rabiu Ibrahim – Nigéria – Sporting – Médio
Bojan – Espanha – Barcelona – Avançado (Terceiro Melhor Jogador)
Fran Merida – Espanha – Arsenal – Médio
Daniel Aquino – Espanha – Murcia – Avançado
Victor Moses – Inglaterra – Crystal Palace – Avançado
Reimond Manco – Peru – Alianza Lima – Médio
Alex – Brasil – Vasco da Gama – Médio
Lulinha – Brasil – Corinthians – Médio

AddThis