22.9.07

A proposta de Platini

ver comentários...
(email enviado por Tiago Videira)

Uma bomba de ar fresco a nova pré-proposta de Platini para reformulação das vagas nas competições Europeias!

(
http://www.xs4all.nl/~kassiesa/bert/uefa/access2009.html)

A ir para a frente, acaba de vez com o grande fosso entre o 8º e o 9º posto. De uma forma inteligente, escalonada, todos os países têm oportunidades de pôr muitas equipas - 5 vagas até ao 16º lugar! - utilizando as rondas de qualificação como triagem. Desta forma, um país em 7º lugar, com um mau sorteio ou má forma das suas equipas arrisca-se a ter apenas 1 equipa na Liga dos campeões e 2 na Taça Uefa, enquanto que um país do 16º lugar mantém sempre intactas as aspirações de ter 2 equipas na liga dos campeões e 3 na Taça Uefa.

A grande consequência: acabam-se os lugares 100% garantidos (até o 1º do ranking tem duas equipas em rondas de qualificação), o peso e influência do ranking diminui consideravelmente e a pressão é toda posta em cima do sorteio e da forma actual das equipas de um determinado país nesse ano.

Boas notícias para Portugal, acabando justamente em 2009 o tempo das vacas gordas (iremos cair no ranking), a queda já não terá consequências graves. Teremos sempre a oportunidade de mandar 5 equipas para a Europa (2 delas na Liga dos Campeões, assim passem a ronda de qualificação), o que, penso ser adequado a uma liga da nossa dimensão.

AddThis