23.8.07

O regresso do 'Ninja'

ver comentários...
Foi uma das aquisições mais criticadas do defeso. Com alguma surpresa o Sporting foi buscar Derlei numa fase ainda sob o trauma da sua desapontante passagem pelo outro lado da segunda circular. Confirmando os indícios da pré temporada, Paulo Bento lançou o jogador ao lado de Liedson na partida inaugural do campeonato e a exibição do ‘Ninja’ terá mesmo sido o ponto mais positivo para os adeptos leoninos na performance da primeira jornada. Com um resultado folgado, mas construído a partir de uma eficácia que escondeu alguma dificuldade que ainda existe no entrosamento da manobra ofensiva (sobretudo no primeiro tempo), a dupla Derlei-Liedson foi o verdadeiro ponto forte do ataque verde e branco. De facto, se olharmos aos jogos de Liedson com as diferentes parecerias em 06/07, dificilmente encontraremos um onde tanto entendimento tenha sido revelado como com Derlei frente à Académica. A verdade é que os dois brasileiros têm caracteristicas semelhantes, sendo jogadores de estatura pouco elevada mas com uma excelente percepção do jogo aéreo, de grande combatividade e entrega, sem que , nem um, nem outro, seja um velocista ou um jogador temível de meia distância.

Pessoalmente, creio que os jogadores não podem ser avaliados de forma isolada num jogo com a complexidade colectiva do futebol e a passagem de Derlei pelo FC Porto é disso exemplo. O Derlei de Mourinho era profundamente eficaz, quer com bola, quer nas recuperações que fazia, essencialmente porque as suas características eram potenciadas por um conjunto quase sempre bem posicionado e entrosado colectivamente. Com a saída do ‘Special One’, Derlei tornou-se subitamente menos produtivo, coincidentemente, numa fase em que o Porto era mais 11 jogadores do que uma equipa.
O primeiro impacto em 07/08 mostrou mais o ‘Ninja’ dos primeiros tempos no Dragão. A próxima prova tem precisamente lugar no Porto onde pela primeira vez vai entrar com a camisola de um dos rivais.

AddThis