21.8.07

A troca reactiva

ver comentários...
Foi a surpresa do dia. Uma jornada após o inicio da Liga, Fernando Santos perdeu a confiança de Luis Filipe Vieira e é substituído por Camacho.

Fernando Santos nunca foi, apesar do seu confesso benfiquismo, um treinador do agrado dos adeptos que, na sua generalidade, quase sempre viram no engenheiro o centro dos problemas do futebol do clube. Ainda assim, a direcção encarnada sempre afirmou manter a confiança no treinador, apontando-o como o homem certo para comandar uma equipa a ser construída com investimento raro na história do futebol nacional. A verdade é que, com uma jornada volvida e uma série de contratempos de última hora no plantel, o empate no Bessa terá sido a oportunidade perfeita para uma demissão que não me parece ter, de facto, muito a ver com a prestação do agora ex-treinador encarnado. É que, objectivamente, não se pode crer que depois de uma temporada inteira tenham sido dois jogos que mudaram a avaliação inicialmente feita. Afinal, Santos não era, nem provavelmente nunca foi, o treinador certo para Vieira. O treinador de Vieira sempre foi Camacho, que provavelmente só não terá vindo antes porque, como sempre deixou entender, pretendia um lugar na primeira Liga do seu país. Com os lugares aparentemente lotados em Espanha e Setembro à porta, Camacho começava a ficar demasiado tempo fora de competição (já lá vão quase 3 anos desde a sua fugaz passagem pelo Real Madrid) e, por isso, a sua disponibilidade para treinar o Benfica terá mudado.

Pessoalmente, tenho sobre Camacho uma opinião formada essencialmente pelo trabalho feito na sua passagem pelo Benfica (tirando a curtíssima passagem pelo Real Madrid a sua última presença à frente de um clube foi há quase 10 anos), onde fez, de facto, um bom trabalho. O que me parece, no entanto, é que as decisões num clube devem ser mais consistentes, menos reactivas e, sobretudo, acima de nomes ou individualidades. A decisão do plantel e comando técnico deve ser feita conjuntamente e com muito maior consistência, não me parecendo que tal tenha sucedido, mais uma vez, esta temporada. O Benfica já está a pagar por isso...

AddThis