9.10.13

Fredy vs Jackson: Montero muito mais eficiente, mas...

ver comentários...
À margem da performance colectiva, este inicio de campeonato proporcionou um interessante despique na tabela dos melhores marcadores, com Montero na frente desde a primeira jornada, mas com Jackson Martinez sempre por perto, sendo que ambos os avançados colombianos têm mantido uma frequência de concretização extremamente elevada.

Montero muito mais eficiente
Para efeitos de análise, e como sempre, parece-me bastante mais útil ignorar os golos obtidos da marca de grande penalidade, e a esse condicionalismo junto ainda a comparação com o número de ocasiões finalizadas. É recorrendo a este último indicador que percebemos que, embora Montero e Jackson pareçam casos quase gémeos quando olhamos apenas para os golos marcados, na verdade a elevada frequência goleadora dos dois colombianos tem explicações bem distintas. Enquanto que Jackson conseguiu chamar a si um número avassalador de ocasiões para marcar, Montero alicerçou a sua excepcional frequência goleadora num aproveitamento avassalador das ocasiões de que desfrutou, superando mesmo o registo do seu compatriota, apesar de ter tido muito menos ocasiões.

E a seguir?
Não há dúvida que o feito de Montero, olhando a estes indicadores, sobressai como o mais extraordinário. A pergunta seguinte, porém, tem a ver com o que será razoável esperar nas jornadas que faltam jogar?

Já aqui tenho escrito noutras ocasiões que sou da opinião de que a eficiência (aproveitamento das ocasiões de golo) é altamente sobrevalorizada no curto prazo. Porque, embora esse indicador possa ter valores radicalmente dispares num curto espaço de tempo, a tendência, no longo prazo, é para que a eficiência de jogador para jogador acabe por estabilizar. E é nesta perspectiva que a vantagem de Montero na lista dos melhores marcadores se torna de muito improvável sustentação, caso o número de ocasiões de golo de Jackson continue a ser tão elevado como foi até aqui.

Por isso, e sem desfazer o enorme feito que tem sido o seu rendimento até aqui, bater Jackson na corrida dos marcadores continua a parecer um desafio hercúleo para Montero.

AddThis