1.10.13

Benfica, e o mito do crescimento exibicional

ver comentários...
O empate caseiro do Benfica tem de surgir como uma surpresa particularmente difícil de explicar, à luz do "crescimento" que recentemente foi sendo creditado à equipa, durante a série de vitórias que se iniciou após o derbi. Não há dúvidas quanto à reduzida previsibilidade deste resultado, e seria uma hipocrisia da minha parte afirmar o contrário perante um jogo entre equipas de valor tão dispar, mas fui sempre aqui discordando da ideia de uma melhoria exibicional comparativamente com os primeiros jogos da temporada, e creio mesmo que essa imagem que erradamente foi passando poderá não ter favorecido a equipa neste novo deslize pontual.

Reforçando que não há da minha parte uma visão fatalista do resultado, aliás muito pelo contrário, parece-me que há uma série de factores que, combinados, potenciaram muito a possibilidade de uma surpresa como a que se verificou. A começar pela sombra do jogo com o PSG, passando pela forma como o próprio Belenenses abordou o jogo, e terminando na ideia de facilitismo por parte do próprio Benfica, acentuada pelo golo inaugural de Cardozo. Entre todos estes factores, parece-me que é este último que mais justificaria uma auto censura por parte dos responsáveis da equipa. E utilizo o tempo verbal, "justificaria", porque não vislumbro grandes sinais de que isso tenha verdadeiramente acontecido.

O Benfica não vinha, de facto, conseguindo um crescimento na sua capacidade exibicional, explicando-se o maior número de pontos conseguidos essencialmente pelo maior aproveitamento das ocasiões claras de golo que foi construindo. Porque o número médio de ocasiões criadas, esse, foi sempre decrescendo durante este ciclo vitorioso, como tento ilustrar no gráfico. Ora, esta constatação deveria ter servido de alerta para a equipa, e não ser ignorada em favor de avaliações resultadistas, que insistem em inventar explicações para as vitórias, no típico pressuposto de que o resultado é suficiente para sustentar o mais sofismável dos raciocíonios.

Enfim, não é uma ideia nova, e mesmo não podendo passar de uma convicção própria, parece-me que o Benfica, como qualquer equipa, ganharia mais em fazer uma avaliação objectiva do que realmente mostra no campo, e não passar para dentro a ideia pouco sustentada de um crescimento exibicional, ou como agora parece suceder, a desculpabilização própria através de factores externos.

É que, pelo menos para mim, a maneira de ganhar mais, ainda é jogar melhor.

AddThis