12.6.07

Willian e Gladstone: Finalmente apostas pela qualidade

ver comentários...
Não são os únicos nomes ventilados, mas são eles que merecem aqui destaque. Willian hipótese pela manhã, Gladstone certeza ao cair da noite. O futebol português parece querer enriquecer-se (futebolisticamente, entenda-se) no mercado brasileiro e, digo eu, faz bem. A proximidade cultural e a riqueza única do futebol brasileiro devem ser aproveitadas pelos clubes portugueses – não implicando isto qualquer afastamento da indispensável formação – para introduzir craques à Europa, tirando o rendimento desportivo das suas contribuições e, não menos importante, realizando depois mais valias financeiras. Esta deverá, não tenho dúvidas, ser uma das actividades "core" do futebol português nos próximos anos.

Gladstone é um central de créditos firmados no Brasil. O Sporting aproveitou um mau momento desportivo do cruzeiro e do jogador – era, nesta fase, contestado pelos adeptos – para realizar um excelente negócio (tem baixo risco) com um jogador que, tendo apenas 22 anos, foi há bem pouco tempo alvo das investidas da Juventus, que chegou a equacionar pagar 7 milhões € pelo seu concurso. Ainda duas notas sobre o Sporting e esta aquisição: (1) Fica provada, mais uma vez, a excelente organização da SAD Sportinguista no que toca a contratações – apenas se soube da transacção após estar finalizada. (2) A principal lacuna do plantel ainda está por resolver – sem novas opções de qualidade para a fase criativa, o Sporting poderá ambicionar pouco em 07/08.

Willian pode ser um caso sério. Não é qualquer um que, aos 18 anos, consegue a camisola 10 do Timão e, mais do que isso, criar tanto entusiasmo em redor do seu talento. O vídeo demonstra bem o talento de um jogador que tem tudo para ser um dos melhores do seu tempo no futebol brasileiro e, porque não, no futebol europeu. Não será, para já, um Anderson (o agora Red Devil, foi simplesmente o melhor do mundo aos 17 anos), mas é um talento que também não engana. Duas notas sobre a possível aquisição: (1) há alguma curiosidade para saber quais os contornos do negócio. É que Willian tem uma óptima reputação e o Benfica ainda não fez qualquer encaixe significativo no defeso – certamente que a troca com Anderson não será suficiente. (2) Sendo Willian, claramente, um jogador com potencial para evoluir como 10, qual o seu enquadramento num plantel onde já existem Rui Costa e Simão? O talento é jovem mas, não tenham dúvidas, tem de jogar com muita regularidade, sob pena de gerar insatisfação (como aconteceu, por exemplo, com Diego no FC Porto).

AddThis