10.6.07

Antevisão Euro Sub 21 - Bélgica

ver comentários...
Na sequência do jogo dos AA frente a Portugal, fiz referência à juventude da Selecção Belga. De facto, vários dos jogadores escalonados para esse jogo esterão presentes na Holanda, numa jovem Selecção Belga que representa grande parte das esperanças de um país que, futebolisticamente, se afastou do fulgor das décadas de 80 e 90. No caminho para esta fase final, os Belgas começaram por dominar um grupo onde competiam também as selecções da Grécia e Irlanda. No playoff impressionaram com uma concludente vitória por 4-1 na Bulgária.
Vicent Kompany será o principal ausente de uma equipa que deverá evoluir em 4-3-3 (fazendo uso dos extremos) e sobre a qual não há, verdadeiramente, grandes certezas quanto aos jogadores que serão mais utilizados. Fora dos jogadores abaixo destacados estarão promessas não menos relevantes como Vertonghen do Ajax, De Mul recentemente transferido para o Sevilha ou Mirallas do Lille.

Destaques individuais:
Longan Bailly – guarda-redes, camisola 1, 21 anos do Genk – Se há uma posição com tradição no futebol belga é de guarda-redes. Bailly é uma figura imponente (1,90m) com qualidades promissora. Impôs-se no Genk e já foi chamado à Selecção principal. Estará na senda de Pfaff e Preud’homme?

Anthony Vanden Borre – defesa direito/central, camisola 22, 19 anos da Fiorentina – é uma das mais recentes transferências do futebol belga, tendo rumado a Itália desde o Anderlecht. Nascido no Congo, Vanden Borre afirmou-se no mais importante clube Belga na posição de defesa direito, podendo também actuar no centro. Apesar da sua juventude, já foi diversas vezes internacional pela selecção principal.

Marouane Fellaini – defesa/médio centro, camisola 17, 18 anos do Standard Liége – foi figura de destaque no jogo frente a Portugal (marcou o golo). Faz uso da sua estatura (1,94m) e do seu excelente jogo de cabeça em várias zonas do campo. Grande curiosidade para o ver evoluir, sabendo-se que poderá estar livre para uma transferência.

Maarten Martens – médio ofensivo, camisola 11, 22 anos do AZ Alkmaar – depois de uma época em pleno destaque no AZ, deverá ser a figura mais influente do ataque belga. Pode jogar em posições mais centrais ou como extremo.

Axel Witsel – extremo/médio ofensivo, camisola 23, 18 anos do Standard Liége – numa equipa cheia de elementos com idade bem inferior ao limite previsto, Witsel é o mais novo. Apareceu este ano no Standard, sendo visto como um dos mais promissores dos jovens belgas. Vários “tubarões” estarão atentos a eventuais oportunidades que lhe venham a ser concedidas.

AddThis