13.4.09

Alan & Macheda: Um toque que diz muito

ver comentários...

Haverá poucos pormenores no futebol que definem tanto a qualidade de um jogador com o seu primeiro toque. Se um jogador for capaz de não só receber bem, mas sobretudo transformar a recepção numa preparação do seguimento que quer dar à jogada, dificilmente será um mau jogador e se não for capaz de o fazer será igualmente complicado tornar-se num fora de série, sobretudo, claro, se jogar em posições mais avançadas.

Vem tudo isto a propósito de 2 golos decisivos de 2 jovens desconhecidos em 2 partes distintas do planeta. Primeiro Alan, um franzino avançado do Fluminense que entrou no clássico frente ao Botafogo, quando a situação estava muito complicada para as suas cores. O ‘Flu’ perdia por 1-0 e jogava com 10. Eis que num lance aparentemente vulgar, Alan recebe um passe com um defensor pelas costas e numa zona lateral da área. Havia muito para fazer, dir-se-ia, mas Alan resolveu com pouco. Um toque inteligente e calibrado tornou repentinamente a situação numa ocasião flagrante e a bola entrou mesmo. Empate feito, dado o mote para a improvável reviravolta que aconteceria pouco depois. Alguns dias mais tarde, noutro grande palco, Macheda entra para tentar o impossível. Saltar do anonimato quase completo para o papel de herói do clube mais popular do mundo. Mais uma vez, havia muito para fazer quando aquele passe lhe foi feito, mas 1 toque tornou tudo muito mais simples e sonho foi real. Não sei o que será dos 2, mas aquele toque diz muito e a verdade é que já voltaram a marcar.

- Golo de Alan vs. Botafogo
- Golo de Macheda vs. Aston Villa


No que respeita jogadores célebres, há vários que ficaram conhecidos por momentos em que o seu primeiro toque foi deslumbrante. À memória virão seguramente os golos de Bergkamp, particularmente aquele frente à Argentina, mas em matéria de primeiro toque não haverá jogador como Zidane. É curioso ver a noção que o próprio tem da importância daquele primeiro toque que dominava tão bem. Receber bem, ou mesmo na perfeição, muitos são capazes, mas poucos são capazes de acrescentar a essa habilidade tanta inteligência.

Nota: ao contrário do que é hábito hoje não faço qualquer análise aos jogos do fim de semana. Por estar de férias, acompanhei os jogos mas não com o detalhe habitual e por isso não vou avançar com análises aos mesmos. Fica o controlo...

AddThis