16.1.09

Paulo Bento, o melhor dos 3

ver comentários...
Paulo Bento: 42 votos (44%)
Jesualdo Ferreira:
31 votos (32%)
Quique Flores:
21 votos (22%)


Foi o resultado da votação que durante cerca de 7 dias esteve aqui no site e que respondia à questão: “Qual o melhor treinador dos 3 grandes?”. O primeiro comentário que me merece é que seguramente este é resultado muito volátil. Qual seria o resultado há 3 ou 4 meses? Seguramente diferente, sobretudo no que respeita a Quique. Provavelmente dentro de 3 meses esta votação será também diferente, influenciada pelos resultados da temporada. Os treinadores, esses, foram, são e serão os mesmos. Outro aspecto que merece o meu comentário é a votação de Jesualdo Ferreira. Suponha-se que um dos outros 2 era bicampeão nacional e que tinha qualificado 3 vezes consecutivas o seu clube para os oitavos de final da Champions, 2 delas em primeiro lugar do grupo. Se tivesse o dobro dos 31 votos de Jesualdo, seria pouco...
Pessoalmente, creio que são 3 treinadores competentes, mas parece-me que Quique tem revelado algumas lacunas do ponto de vista táctico, estando muito mais dependente da qualidade individual do que os outros 2. Jesualdo tem um trabalho que considero muito positivo no Porto, tendo feito uma época fantástica em 07/08, completamente dominadora a nível interno mas com a tal “espinha” dos penaltis com o Schalke. A sua principal virtude está na forma como trabalha e adapta o modelo de jogo de acordo com as características dos recursos que tem, conseguindo atingir excelentes resultados nas 2 primeiras épocas e, este ano, estando num processo em que também tem revelado muitas evoluções, apesar da clara perda de qualidade individual. Paulo Bento tem um trabalho diferente de Jesualdo, com mais limitações de recursos, mas com grande pragmatismo, objectividade e carácter. Estas características valeram-lhe, apesar de todas as limitações face aos rivais, títulos e uma prestação competitiva muito positiva quer em termos nacionais, quer europeus. O mérito do treinador, como já defendi, é muito grande.


Ficha (quase) técnica
Apenas uma curiosidade. Se pudessemos garantir que esta era uma amostra representativa da generalidade dos adeptos, e tendo em conta que foram registadas 94 opiniões, poderiamos afirmar com 95% de certeza que cada um dos treinadores se situava entre os seguintes intervalos percentuais de preferência:

Paulo Bento: 34% - 54%
Jesualdo Ferreira: 23% - 41%
Quique Flores: 14% - 30%

AddThis