23.7.08

Vitória Bahia: A primeira revelação do Brasileirão 2008

ver comentários...

Associar o nome Vitória a uma revelação de um campeonato pode não ser novidade para o adepto português. No Brasil, no entanto, o impacto do Vitória da Bahia na corrente edição do Brasileirão pode ser considerada, no mínimo, surpreendente. Recém promovida da Série B, após garantir o 4º e derradeiro lugar de acesso ao primeiro escalão do futebol brasileiro, esperava-se que a equipa lutasse pela fuga à despromoção. A verdade é que, ao cabo de 13 jogos, os baianos ocupam o cobiçado 4º lugar que dá acesso a uma presença na Copa Libertadores, estando a uma distância de apenas 2 pontos do líder Flamengo.

Sistema táctico e opções
O 4-2-3-1 pode ser um sistema popular no enquadramento europeu, mas no Brasil não é tão comum quanto isso. Esta é a opção de Wagner Mancini que é fundamental no modelo de jogo da equipa, já que os princípios decorrem muito do posicionamento base dos jogadores.
Na baliza Viafara, o colombiano disciplo de Higuita, é o titular. Na defesa Marco Aurélio e Marcelo Cordeiro são apostas de preferência, enquanto no centro da defesa o jovem Anderson Martins tem feito pareceria com vários jogadores devido a frequentes lesões. A dupla de médios defensivos tem a presença quase invariável de Renan, mas ao seu lado tem oscilado muito a opção. Entre Vanderson e Marco António recai, no entanto, quase invariavelmente a escolha. O trio de jogadores criativos é composto pelas revelações Marquinho e Willians, normalmente acompanhados pelo experiente Ramon (aqui Ricardinho também foi por diversas vezes opção). Na frente, inquestionavelmente Dinei.

Como defende?
Perceber o sucesso do Vitória passa, em primeiro lugar, por perceber a vantagem posicional da equipa. Num futebol em que as equipas atacam sem grandes cautelas no que respeita ao equilíbrio numérico, o Vitóra leva vantagem com a colocação do duplo pivot à frente da defesa. Estes 2 homens garantem um equilíbrio numérico que torna esta uma formação segura no momento da transição defensiva, sendo raramente surpreendida num momento que, como referi, é muito explorado no futebol brasileiro.
Em organização defensiva, o Vitória gosta de se resguardar num bloco defensivo médio baixo que se torna muito agressivo e pressionante em determinadas circunstâncias identificadas pelos jogadores. Esta atitude agressiva é sobretudo verificável nos jogos em casa, onde a equipa ganha outra motivação perante uma “galera” conhecida pelo extraordinário ambiente que consegue criar.
Um nota final para referir que estes apontamentos positivos são sobretudo feitos numa perspectiva de comparação com a realidade brasileira, onde o Vitória é, de facto, uma das equipas mais organizadas e disciplinadas do campeonato brasileiro, mas está longe de ser uma equipa perfeita, existindo muitos erros defensivos facilmente detectáveis, assim como uma menor disponibilidade defensiva de um ou outro jogador.

Como ataca?
Se em matéria defensiva a equipa se destaca pela forma equilibrada como reage em transição, ofensivamente é também no momento de transição que ela se torna mais mortal. Com 2 extremos talentosos e velozes (Willians e Marquinhos), a qualidade de um 10 tecnicamente evoluído e um avançado lutador e em bom momento, o Vitória é montado para ser perigoso em transição e a sua eficácia neste momento do jogo é já conhecida por todas as equipas. Esta fase torna-se particularmente dificil de suster quando a bola percorre o campo em diagonal, explorando o flanco contrário onde é conquistada.
Em organização ofensiva a equipa não é tão forte. Embora conte com boa qualidade técnica dos seus jogadores e uma postura participativa dos seus laterais – o que é normal no Brasil – a equipa não tem muitos movimentos rotinados que consigam abrir espaços em defensivas muito fechadas. A solução passa muitas vezes pelo recurso a um jogo mais directo que solicite o bom jogo aéreo de Dinei para sair a jogar a partir das segundas bolas.

Treinador
Wagner Mancini – Viveu uma história polémica e curiosa no inicio do ano. Após regressar do Qatar para treinar o Grémio, acabou demitido sem ter perdido um jogo. O seu destino acabou por ser um Vitória mais modesto mas que não apagou o brilho deste treinador. Para além da estratégia inteligente e pragmática num clube modesto, Mancini é conhecido pela forma como cria um grupo forte, sendo comparado a Scolari neste aspecto.

5 estrelas
Anderson Martins (Defesa Central, 20 anos) – Tem sido uma presença permanente na defesa do Vitória. Canhoto, tem em particular importância por ser a solução referencial para o primeiro passe em construção, recorrendo muitas vezes a bolas colocadas à distância para Dinei. Defensivamente, no entanto, falta-lhe alguma agressividade e velocidade, características que poderá melhorar, tendo em conta a idade.

Ramon (médio ofensivo, 36 anos) – Com passagens conhecidas pelo Vasco, Ramon é o líder natural da equipa, pela sua experiência. Apesar da veterania a sua presença é ainda de muita utilidade, especialmente num ataque com muita juventude e velocidade.

Marquinhos (extremo, 18 anos) – Uma das revelações do Brasileirão 2008 e, sem dúvida, o mais cobiçado dos jogadores do Vitória. Já marcou alguns golos importantes e tem estado em destaque, sobretudo pela velocidade que é potenciada pela forma de jogar da equipa. A Marquinhos falta algum esclarecimento na hora de decidir, mas é provável que o vejamos num futuro muito próximo a envergar uma das mais prestigiadas camisolas do futebol brasileiro.

Willians (extremo, 20 anos) – Não despontou tão depressa quanto Marquinhos, mas já é igualmente seguido pelos maiores clubes do Brasil. O seu perfil é muito parecido com Marquinhos, pela velocidade, agilidade e habilidade. Tem, no entanto, menor apetência para aparecer em zonas de finalização.

Dinei (avançado, 24 anos) – É um elemento muito importante na forma de jogar do Vitória. Pela capacidade aérea e pela entrega. Revela-se um jogador muito interessante para jogar só na frente. Já leva vários golos no Brasileirão, sendo um dos melhores marcadores da prova. O seu passe pertence ao modesto Guaratinguetá e talvez seja um jogador merecedor de alguma atenção.

AddThis