16.1.08

Rodrigo Tiuí - A escolha sintomática

ver comentários...

É a notícia do dia num mercado de Inverno que tem ficado muito aquém das expectativas. Rodrigo Tiuí é o avançado que o Sporting escolheu para reforçar o seu plantel, particularmente fustigado de lesões na frente de ataque. “Escolheu” é uma palavra que se calhar peca por ser demasiado optimista... É que esta contratação é também reveladora das dificuldades por que passa o Sporting em matéria de capacidade de investimento. Num mercado brasileiro pleno de movimentações nesta altura do ano – note-se que a época terminou há cerca de 1 mês no Brasil – Rodrigo Tiuí não era alvo de qualquer clube grande do Brasil. Em final de contrato com o Fluminense, o jogador tinha no Sport do Recife o destino mais provável antes da entrada do Sporting em acção.

Aos 22 anos, Rodrigo Tiuí tarda em confirmar os atributos que lhe foram reconhecidos aquando da sua promoção à primeira equipa do Fluminense. Foi emprestado ao Noroeste, brilhando no campeonato Paulista de 2006 e sendo por isso alvo da cobiça do Santos e do Palmeiras. Tiuí rumou então à Vila Belmiro por empréstimo onde foi orientado no Santos por Wandelei Luxemburgo. Depois de um inicio prometedor no Brasileirão 2006, o jogador acabou por não justificar o investimento do ‘Peixe’ retornando ao Flu. Em 2007, o Fluminense fez uma boa campanha no Brasileirão, qualificando-se para a Copa Libertadores. Tiuí oscilou entre a titularidade e o banco de suplentes, mas foi por várias vezes opção principal na equipa. O seu rendimento, no entanto, voltou a não ser suficiente e desta vez foi o Fluminense quem julgou não valer a pena a renovação de contrato com o jogador.

A afirmação de Rodrigo Tiuí no Sporting estará naturalmente dependente da rapidez de adaptação do jogador ao futebol português. Tiuí tem a juventude do seu lado, servindo como principal atenuante para a não afirmação do jogador em todos os clubes grandes onde actuou. No Sporting terá, porém, a certeza de ter pouco tempo para mostrar valor. Com o regresso de Derlei e Djaló ao leque dos disponíveis, só um Tiuí muito convincente poderá merecer primeira escolha. É que não sendo muito o investimento, também não há grande expectativa em que haja alto rendimento. Tiuí vem, por isso, mais do que tudo servir para... “tapar o buraco”. Tudo o resto será lucro...

Alguns vídeos com golos de Rodrigo Tiuí:
Fluminense 3-0 Internacional - 2ºGolo
Sport 0-2 Fluminense - 2ºGolo
Santos 2-0 Fortaleza - 2ºGolo
Fluminense 4-1 Atl.Paranaense - 2ºGolo
Santos 3-1 Ponte Preta - 4ºGolo

AddThis