18.1.08

Danilinho - Quanto vale um "Galo"?

ver comentários...
Foi um nome lançado para a ordem do dia do futebol português. A verdade é que Danilinho merece ser destacado e acompanhado independentemente da sua ligação ou não ao Benfica. Trata-se, hoje, do mais entusiasmante jogador do Atlético Mineiro e uma das promessas canarinhas que ainda não foram levadas para fora do Brasil.

Danilinho é um jogador rápido e tecnicamente muito evoluído que tira muito partido igualmente do seu baixo centro de gravidade para se tornar num quebra cabeças para os defensores, sobretudo em situações de maior liberdade espacial. O senão de Danilinho é precisamente o mesmo de muitos outros craques brasileiros – o choque entre as suas características e a realidade do futebol europeu. Extremo direito, encontra no “Galo” uma liberdade táctica para atacar, aparecendo muitas vezes em zonas centrais para finalizar, algo que nunca lhe será concedido da mesma maneira no Velho Continente e se, aos 20 anos, parece certo que mais tarde ou mais cedo merecerá a oportunidade de uma experiência Europeia, é ainda incerta a forma como se adaptará às exigências.
Quanto ao hipotético ingresso no Benfica, sem dúvida que o seu enquadramento seria fácil de entender. Extremo direito, jovem e talentoso, preencheria praticamente todos os requisitos ideais para a realidade encarnada. O problema, no entanto, estará no ponto do costume, ou seja, os valores envolvidos. Danilinho é uma promessa reconhecida e embora o Atlético Mineiro não passe por tempos de grande disponibilidade financeira, certamente que os seus dirigentes não serão modestos na hora de fixar o preço para quem quiser levar sua coqueluche.

AddThis