9.1.08

Robinho: Será 2008 o ano do "futebol moleque"?

ver comentários...
Chegou à Europa em 2005 com 21 anos. A sua contratação foi olhada como um investimento de risco por parte de um Real Madrid milionário, mas com muita dificuldade em tirar o melhor partido dos seus investimentos. Robinho era há muito visto como um génio em potencia no Brasil e poucos haviam sido os jogadores que tanto entusiasmo causaram entre os “media” como esta ex-promessa do Santos.
O futebol europeu, no entanto, é outra loiça e a “ginga” de Robinho, sabia-se, nunca poderia pegar como no diferente futebol brasileiro. O seu impacto não surpreendeu. Intermitente, contrastou a genialidade própria da natureza do seu futebol com algumas decisões inapropriadas para as exigências do futebol colectivo da equipa. Robinho era jovem mas também foi inteligente. Apesar do protagonismo da camisola 10 aceitou o estatuto de suplente a que tantas vezes foi relegado e aprendeu como e onde os seus dribles podem ter o efeito mais positivo para a equipa.

A evolução do jogador transformou o “futebol moleque” numa arma temível e 07/08 tem revelado a sapiência do jogador em interiorizar alguns princípios que distinguem um tecnicista inconsequente de um jogador genial. A influência no Real Madrid e na Selecção é indesmentível e, como já aqui escrevi, parece-me ser um dos candidatos a melhor do ano em 2008 caso o seu futebol se mantenha na curva ascendente actual. Será 2008 o ano da afirmação do “futebol moleque”?

Robinho no Real Madrid:
05/06 - 38 Jogos 7 Golos
06/07 – 25 Jogos 8 Golos
07/08 – 19 Jogos 10 Golos

AddThis