18.9.09

Heerenveen - Sporting: Ganhar, fazendo tudo para... o evitar

ver comentários...
Conseguir ganhar, fazendo tudo para o evitar. Um feito por definição, aparentemente impossível, mas realizável como o provou o Sporting na Holanda. Sabia-se do mau momento do Heerenveen, da maior qualidade do Sporting e tudo isso se confirmou desde cedo. O que não estava nas contas deste jogo eram os erros e as displicências que o Sporting foi acumulando ao ponto de ter quase perdido um jogo que, desde muito cedo, devia ter estar ganho. Talvez o mais surpreendente, no fim de tudo, seja mesmo a vitória leonina. Surpreendente, mas justa, pela maior qualidade que inequivocamente revelou. Outro paradoxo, portanto...

Começando por perceber as diferenças entre as equipas: porque é que o Sporting é melhor que o Heerenveen? Porque tem melhores jogadores. Certo. Mas não é isso que faz a diferença abismal que existe. A diferença está sobretudo na qualidade colectiva e isso percebeu-se desde muito cedo. Muito espaço entre sectores, desequilíbrio defensivo e um ataque previsível nos seus processos permitiram ao Sporting, desde cedo, marcar uma superioridade qualitativa. 

O problema esteve nos detalhes individuais. Deslizes evitáveis que na primeira parte ditaram algumas clamorosas ocasiões para os holandes e que, na segunda, impediram o Sporting de “matar” o jogo quando já se tinha reencontrado defensivamente. Juntando a tudo isto a inspiração que ditou o 2-2 e a vitória do Sporting seria uma grande improbabilidade. Mas aconteceu.

3 Notas individuais
Vukcevic – Parece inadaptado à posição. Não desequilibra com frequência, não dá segurança à posse e tem dificuldades posicionais. Conhece-se o seu potencial, mas neste momento não é uma unidade útil ao colectivo.

Matías Fernandez – Quando há espaço ele aparece mais facilmente e a sua qualidade percebe-se. Mas para ser um 10 de eleição no futebol europeu, Matías tem também de crescer ao nível do pressing. A sua posição é fundamental porque liga sectores e permite à equipa aparecer ligada ou desligada em vários momentos Ainda não percebe bem os “timings” para o fazer com maior qualidade e isso retira, a ele e à equipa, agressividade nesse relevante aspecto do jogo. Aliás, esse é um problema que divide com Vukcevic no meio campo, contrastando, por exemplo, com Liedson e Moutinho.

Liedson – Começou com 10 minutos em que praticamente só decidiu mal. Mas Liedson compensa bem tudo isso. Está sempre dentro do jogo e é sempre mais ágil e mais reactivo do que os adversários. Isso vale golos e muitos tormentos nas defensivas contrárias, e faz dele um jogador imensamente valioso. Aliás, como está bom de ver. Já que falamos de golos, e foram 3, tem de se salientar também a mediocridade do guarda redes contrário.
Ler tudo»

AddThis