4.9.09

Selecção: Remedeios e... optimismo!

ver comentários...
O losango, a ideia que Queiroz parece ter reservado para este período decisivo. A mudança do modelo actual, demasiado estático e dependente de desequilíbrios individuais há muito que me parece óbvio. Vem desde Scolari, e daí ter sido esse o desafio que sempre identifiquei para Queiroz. Uma evolução que não precisaria de passar forçosamente pelo sistema, mas que também pode fazer sentido que passe por aí. O problema, obviamente, é o timing.


Apresentar uma mudança tão grande sem praticamente ter sido testada em competição é, no minimo, pouco aconselhável para quem tem pela frente encontros tão decisivos. Tanto a adaptação pode acontecer com resultados esperados como, ao fim de meia hora, estarmos todos a depararmo-nos com problemas inesperados. É, no fundo, uma espécie de improviso táctico. Um remedeio para um trabalho que deveria ter 1 ano de solidez e não apenas meia dúzia de treinos.

Ainda assim... optimista!
O ambiente de recolhimento, semelhante às grandes competições, a qualidade e personalidade individual dos jogadores e a modéstia da oposição faz-me, apesar de tudo, pensar num desfecho positivo. Não pode ser nada muito racional porque, obviamente, não há muitos dados perante tanto improviso, mas é uma convicção. E já agora, vou mais longe. Se Liedson – outro remedeio para a circunstância – for utilizado, pode mesmo fazer a diferença. Se há coisa que o “levezinho” tem é queda para decidir nos grandes jogos. E na sua carreira poucos teve como aqueles que lhe estão pela frente!


Ler tudo»

AddThis