22.4.08

A matemática do acesso à Champions...

ver comentários...

Quem é o favorito para garantir um lugar de acesso à Champions League?


Perante o domínio portista no campeonato esta é a pergunta que anima o final de temporada. Como em outras ocasiões, cada pessoa tem os seus motivos para apontar os favoritos. Performance desportiva, crença ou avaliação do calendário são normalmente as justificações apontadas. Comparativamente com 06/07 – na altura o debate era pelo primeiro lugar (parece que já ninguém se lembra!) – e apesar das diferenças de então serem mais curtas (na última jornada), a previsão de hoje é muito mais complicada de fazer, por um motivo simples: pouca consistência de resultados dos clubes envolvidos.


Ainda assim, e com uma enorme margem de erro, é possível quantificar as hipótese teóricas dos cenários finais possíveis, baseando-se a análise numa classificação das probabilidades dos resultados de cada jogo – aqui reside, naturalmente, alguma subjectividade, nem que seja pelo facto da motivação das equipas depender dos resultados que se forem verificando. Ainda assim, fica a minha avaliação, que julgo ser razoável...


A verdade é que o Guimarães aparece como o principal candidato a garantir o segundo lugar, com quase 50% de hipóteses. No que respeita ao acesso à Champions (isto é 2º ou 3º lugar), os Vimaranenses aparecem muito bem colocados, mas verifica-se ainda grande incerteza em relação a esta situação, já que todos mantêm boas hipóteses. Nota para o facto do Benfica parecer bastante distante do segundo lugar, com apenas 13% de probabilidade de atingir essa posição. Claro está que o terceiro lugar não será igual para Guimarães ou os 2 grandes de Lisboa, na perspectiva de chegar à ambicionada e prestigiada prova. É que o ranking não é muito favorável aos minhotos, o que complica as hipóteses de seguir em frente na pré eliminatória.


Fica a curiosidade e os resultados de uma análise que se poderá inverter totalmente já no próximo fim de semana.


AddThis