29.4.08

A matemática do acesso à Champions (II)

ver comentários...

Na semana passada deixei aqui um exercício que tentava quantificar as probabilidades de cada um dos 3 candidatos em chegar ao 2º lugar, ou, na pior das hipóteses ao 3º posto que garante a presença na eliminatória de acesso à fase de grupos da Champions.
A actualização do exercício, mantendo as probabilidades teóricas de cada jogo, mas tendo em conta os resultados do último fim de semana confirma o que já se sabia – e que no fundo se tem assistido semana após semana. A perda da “final” frente ao FC Porto fez passar o Vitória do posto de favorito para um lugar de probabilidades bem menores no que respeita ao acesso à Champions. Os vimaranenses têm no restelo uma segunda hipótese, no jogo de maior grau de dificuldade em termos teóricos e que justifica, de resto, um menor favoritismo em relação ao Benfica, mesmo estando nesta altura à frente dos encarnados.
Quem mais ganhou com esta jornada foi, como o diz a própria tabela, o Sporting. Os cenários com os leões em segundo são agora os mais prováveis. Caso o Sporting saia desta jornada em 2ºlugar, a sua probabilidade de manter essa posição até final aproximar-se-á dos 90%.
No que respeita ao Benfica, as suas possibilidades também aumentaram de forma relevante após a goleada do Porto e, naturalmente, o 2-0 da Luz. No entanto, os encarnados permanecem dependentes dois jogos alheios para chegar ao segundo lugar, isto na melhor das hipóteses.
A penúltima jornada é, à luz deste exercício, a mais decisiva das 2 que restam jogar e aqueles que entrarem melhor colocados para a última ronda garantirão uma probabilidade elevadíssima de poder manter os seus postos.

AddThis