7.2.08

Se era mesmo para vencer...

ver comentários...
Começo pelo inicio, pelo que se disse antes do jogo. Scolari arriscou tudo mesmo antes do jogo começar, afirmando que não valia estar com meias palavras, o jogos de preparação são para vencer. Uma imprudência? Talvez, tendo em conta o momento recente da Selecção e os jogos de preparação do passado – o sucesso ímpar de Scolari na Selecção deve-se à forma como as suas equipas responderam nos momentos chave, fazendo esquecer alguns jogos de preparação verdadeiramente lastimáveis – Lembram-se do pré Euro 2004?
Itália
Portugal defrontou uma Itália diferente daquela que venceu o mundial. Diferente nas unidades e diferente na estrutura. Sem um 10 e com 2 alas, a Selecção transalpina manteve a característica que sempre a caracterizou: perante um adversário que gosta de ter a bola, não teve problemas em baixar o bloco, à espera do momento para lançar as transições venenosas. Uma equipa comandada, mais do que nunca, pela influência de Pirlo na primeira fase de construção e, jogando tal como Portugal em 4-3-3, revelou a curiosa diferença na característica dos seus extremos. Que grande jogo fez Di Natale, partindo sobre a esquerda! O jogador da Udinese mostrou ao “país dos extremos” que há mais do que o drible, o cruzamento e a linha para quem joga como extremo. A inteligência das suas diagonais, a espontneidade dos seus remates, combinando com a precisão das solicitações de Pirlo puseram a cabeça em água à Selecção, que nunca encontrou forma de o parar – pela primeira vez em muito tempo Bosingwa viu-se à toa para parar um jogador que surgia (ou melhor, jogo de preparação – mas fica o sinal da importância de o fazer com muita seriedade em jogos a valer.
Portugal
Do lado de Portugal, o 4-3-3 do costume, mas com a pequena diferença de ter Ronaldo mais vezes a surgir pelo centro, abrindo o corredor ao ofensivo Bosingwa. De resto, o destaque vai para a experiência de Makukula na frente. Portugal não entrou bem no jogo, com uma pressão por vezes “cega” a ser aproveitada pelos italianos para alargar o seu campo de ataque. Mas depressa voltou ao seu estilo forte em posse de bola, empurrando os italianos para zonas mais recuadas. As suas movimentações ofensivas não funcionaram devido a alguma notória falta de entrosamento e rotina, mas a qualidade individual de alguns jogadores – particularmente Quaresma – acabou por ser suficiente para criar mais dificuldades do que os italianos desejariam. No final do primeiro tempo surgiram dois lances que marcaram o jogo. Primeiro, uma transição desperdiçada lamentavelmente pelo passe desastrado de Quaresma que Ricardo a dar a vantagem aos italianos. No segundo tempo tudo foi diferente. A saída de Deco provou mais uma vez que só em último caso se poderá substituir o “mágico” por jogadores como Ronaldo ou Simão. O resultado é um buraco no meio campo e a perda total de controlo sobre o jogo. Moutinho ou Tiago serão talvez as opções mais indicadas para essa tão problemática substituição. De resto, a sucessão de substituições tirou interesse ao jogo e a Itália justificou plenamente o avolumar do resultado, sendo sempre um conjunto colectivamente mais esclarecido durante o segundo tempo.

O Ponta de lança
Para mim, digo-o com toda a frontalidade, é um erro de casting. Makukula é forte fisicamente, rápido e finaliza bem quer com os pés, quer com a cabeça, mas não chega. Falta-lhe o principal, inteligência de movimentos. Num esquema como o da Selecção, penso que o 9 precisa de ter um perfil totalmente diferente, mais móvel, fugindo das zonas de finalização para que apareçam as diagonais de Ronaldo . Makukula pode ter um papel de recurso, numa fase em que seja preciso presença física na área, mas nada mais – qualquer das opções, Postiga, Nuno Gomes ou Hugo Almeida se enquadra, na minha opinião, melhor no perfil de jogo.

Quaresma
É um jogador desconcertante como se viu. Quaresma não pode ter, no entanto, na Selecção um papel idêntico àquele que tem no FC Porto. Não pode ser um jogador “à parte”, colado a uma das linhas e com pouca vocação defensiva. Scolari necessita de criar estratégias e prioridades de jogo que integrem e tirem partido das características do jogador que, por sua vez, tem de perceber o seu papel.

Lateral esquerdo
Jogaram Caneira, Paulo Ferreira e Jorge Ribeiro. É, já se sabe, um caso difícil de resolver para Scolari, mas a opção terá de ser enquadrada na forma de jogar da equipa. Portugal poderá adaptar alguns princípios às características da opção principal, mas terá de ser Scolari a criar essas rotinas porque elas não surgem de forma espontânea
.

AddThis