3.1.14

Análise - dados colectivos defensivos (Jornada 14)

ver comentários...

Na sequência do previsto, e depois de ter feito o mesmo para os dados ofensivos, deixo a revisão dos indicadores colectivos defensivos das equipas da Liga até ao momento. Aqui ficam os meus comentários...

Porto
Tal como já se percebera pelos dados ofensivos, o Porto foi a equipa mais dominadora da Liga até ao momento, o que poderia sugerir que fosse também a equipa com melhor controlo defensivo. Isso é verdade para o número de finalizações e ataque consentidos, mas não para o número de ocasiões, onde a equipa de Paulo Fonseca é superada pelo Benfica, embora os valores sejam praticamente idênticos.

Sporting
O Sporting permanece como uma das melhores defesas do campeonato, se nos reportarmos aos golos sofridos mas, e tal como para os dados ofensivos, a equipa de Leonardo Jardim tem na eficiência golos/ocasião a principal explicação para esse feito. Aliás, se para os dados ofensivos o Sporting se consegue "colar" aos mais directos rivais na generalidade dos indicadores, na vertente defensiva verifica-se uma diferença significativa tanto ao nível de ocasiões, como de remates ou ataques consentidos. Uma discrepância que não deixa de ser surpreendente e que levanta a curiosidade para ver até que ponto estes dados poderão indicar alguma coisa sobre o que se passará na segunda volta...

Benfica
Se ontem comentava aqui que os dados do Benfica não confirmavam a ideia de uma equipa de grande vocação ofensiva, hoje com os dados defensivos podemos perceber que, de facto, o controlo defensivo parece ser talvez o maior foco da equipa. Isso percebe-se na forma como a equipa reage às situações de vantagem no marcador, procurando de imediato "fechar" o jogo, e acaba por ter reflexo também nos índices de controlo defensivo. De facto, e em sentido completamente inverso ao do Sporting, o Benfica tem sido especialmente penalizado pelo aproveitamento dos adversários, com destaque para os lances de bola parada onde todas as ocasiões resultaram em golo, o que ajuda a explicar o elevado aproveitamento dos adversários. Mais uma vez, e depois de ontem ter escrito que o Benfica marcou, respectivamente, menos 4 e 5 golos do que Porto e Sporting por esta via, temos as bolas paradas a surgirem no centro dos problemas do Benfica. Isto, mesmo sendo a equipa que menos ocasiões de golo consentiu por esta via.

Guimarães
O bom registo defensivo do Vitória é a base da sua boa classificação e, de facto, a equipa de Rui Vitória tem conseguido um controlo muito bom sobre as ofensivas adversárias. Aliás, se nos reportarmos apenas às ocasiões criadas em bola corrida, o Vitória é mesmo a terceira potência defensiva da prova, consentindo menos 4 ocasiões de golo do que o Sporting. Um dado que evidencia também o capítulo onde esta equipa tem sido mais permissiva, as bolas paradas.

Outras equipas
Várias equipas a justificar destaque. Começando pelo Estoril, que também no capítulo defensivo se revela uma das melhores equipas desta prova, alicerçando o seu controlo sobretudo na boa presença em posse que consegue. Em sentido inverso, o Braga, com um registo defensivo muito modesto e distante dos patamares a que a equipa se propôs. As equipas da Madeira também têm um registo curioso, com o Nacional a conseguir um bom controlo defensivo apesar de não evitar um elevado número de ataques e remates dos adversários, e o Marítimo a confirmar a volatilidade dos seus jogos, sendo paralelamente uma das melhores equipas ofensivas e defensivas. Nota também para Belenenses e Académica, duas equipas significativamente mais favorecidas pelo desempenho defensivo do que ofensivo.

AddThis