6.1.11

O exemplo de Shinji Kagawa

ver comentários...
Este pequeno nipónico leva já 8 golos na Bundesliga deste ano. Mas porque me merece destaque? Bom, é um jogador interessante e também posso falar disso, mas o que torna, nesta altura, Shinji Kagawa num caso praticamente único à escala mundial é a sua valorização em apenas 6 meses. É que se meio mundo começa a colocar os olhos neste asiático de 21 anos, ele chegou para o Dortmund por apenas... 350 mil €. Um caso que dá – e deve dar – que pensar.

Quem é Shinji Kagawa?
Começando por enquadrá-lo tacticamente: o Dortmund – que dominou por completo a primeira metade da principal competição alemã – joga num 4-2-3-1, em tudo semelhante àquele que viramos da Alemanha, no Mundial. Ora, Kagawa está para o Dortmund, um pouco como Ozil estava para essa equipa. Tacticamente, isto é, porque a sua natureza é um pouco diferente. Jogador ligeiro e inteligente na forma como se movimenta no último terço, parece conseguir passar pelos intervalos da chuva e com poucos mais importantes toques, acaba por ser um elemento muito presente nos desequilíbrios que a equipa cria. Defensivamente também é importante porque, ao contrário de muitos jogadores que actuam naquele espaço, percebe bem a relevância da capacidade de trabalho, acabando por ser um fonte de intercepções e recuperações em zonas bastante perigosas.

O exemplo dos 350 mil €.
O caso de Kagawa é claro porque nem sequer houve tempo para evoluções ou afirmações. Kagawa é um jogador promissor e que tem, já, futebol suficiente para jogar na maioria das equipas do futebol mundial. Para mais, é uma lança fundamental no merchandising asiático.

O ponto nisto tudo é que, em tempo de vacas cada vez mais magras, há margem para os mais audazes. Ou seja, para aqueles que mais capacidade de antecipação têm na observação de jogadores.

Ter “olho” também é uma parte do “core business” das equipas profissionais. Se calhar, até a mais importante.

O sofisma
Para terminar, um alerta. É frequente – especialmente no futebol – transformar-se a lógica em sofismas. Má formação ou má compreensão, seja lá pelo que for.

O ponto aqui é que não é por um jogador ser novo e barato que vale a pena. Pelo contrário, se for novo e barato, o mais provável é que não valha. Pode parecer confuso, mas é simples: é preciso ver o que os outros não viram e isso não é nada fácil.



Ler tudo»

AddThis