29.1.10

Kleber: com 6 meses de atraso...

ver comentários...
Com 6 meses de atraso, confirma-se a hipótese do “Gladeador”. Um nome ao qual já longamente me referi, tendo, nesta altura, pouco a acrescentar à minha posição de então. Kléber é um nome entusiasmante, com grande qualidade e com uma irreverência e carácter muito próprios. Um jogador com tudo para criar empatia com as bancadas do Dragão. Ainda assim, os 6 meses de atraso tornarão mais difícil a integração e mais arriscada a própria contratação. O problema é que Kléber, tacticamente, precisa de ser enquadrado e para isso, hoje ao contrário de há 6 meses, não haverá muito tempo...

Enquadramento táctico
Kléber é um avançado móvel que parte de posições centrais para aparecer, quer em zonas mais interiores, quer nas laterais. Um jogador habituado, portanto, a sistemas de 2 avançados. No Porto, naturalmente, a sua função será diferente. Ao que tudo indica, o objectivo será dar a Kléber o enquadramento táctico que tinha Lisandro. Ou seja, um jogador que, partindo da ala ou do centro, tenha a capacidade de se “mascarar” em repetidas situações ao longo do jogo. Ora, isto, assim como outros comportamentos e atitudes tácticas, requererão do jogador algum tempo de aprendizagem, tempo esse que, com a densidade competitiva, não será muito nos próximos meses.

Outro aspecto a focar tem a ver com o perfil ofensivo da equipa. Jesualdo sempre afirmou que não pretendia 2 extremos e um ponta de lança, mas sim 3 avançados. Ora, não é isso que acontece hoje. Sobretudo depois da suspensão de Hulk, o Porto tem-se orientado muito para Falcao e raramente tem conseguido grande mobilidade entre os seus dianteiros. As características de Kléber, ao contrário do preterido Farías, convergem para a pretenção inicial do “Professor”. O problema é que, 6 meses depois, a equipa tem já outro comportamento e a resistência à mudança, para mais em plena época, será obviamente maior.
Ler tudo»

AddThis