28.10.09

Guimarães - Sporting: Vida difícil...

ver comentários...

Começo pelo fim e pela leitura daquele que é, por esta altura, o previsível epicentro dos debates em torno da situação leonina. Paulo Bento, e não é a primeira vez que o destaco, voltou a demonstrar uma lucidez rara na hora do balanço após do jogo. A acompanhar essa leitura, no entanto, esteve também um tom de frustração e, sobretudo, impotência. Se é verdade que alguns problemas recorrentes voltaram a ser evidenciados na primeira parte – nomeadamente ao nível da organização ofensiva – também é um facto que o extremo contraste entre a resposta antes e depois do descanso não se explica apenas pela substituição operada. A atitude e postura iniciais dos jogadores não foram as exigíveis e isso foi seguramente o que mais afastou o Sporting de um final feliz em Guimarães.

Sobre o jogo, e em traços simples, referir que foi de facto um jogo de contrastes. Estranhos contrastes. Na primeira parte, um Vitória pressionante e dinâmico com bola, a aproveitar uma entrada horrível do Sporting. Com erros e más opções individuais assustadores, sem ideias colectivas na construção e com uma baixa resposta, quer ao nível da reactividade, quer da agressividade, mantendo-se sempre muito longa no campo e distante dos adversários quando estes tinham a bola. Na segunda, não um oposto literal, mas um maior domínio do Sporting, mais dinâmico e assertivo com bola e mais reactivo no momento da perda.

Sporting
Paulo Bento permanece com o problema da organização ofensiva por resolver, não se vislumbrando grandes melhorias ao nível da mobilidade e planeamento colectivo para a posse. Para além deste problema colectivo, o Sporting conta ainda com algumas insuficiências individuais gritantes. Não querendo centrar as conclusões neste jogo em particular mas numa sequência, saliento a ala esquerda, com Grimi sem mínimos (com e sem bola) para ser opção e com Vukcevic a permanecer, jogo após jogo, um elemento de utilidade praticamente nula. Dois casos cujo rendimento, claramente, sugere revisão.

Mas o Sporting está mergulhado num outro problema que tem a ver com a frustração da sua situação no campeonato. Não é pelo pontapé de Rui Miguel, mas o campeonato para o Sporting é apenas uma utopia. A fasquia é ditada, ao contrário do que muitas vezes se vende, pelo nível da concorrência e a verdade é que o Benfica se apresenta com um nível inatingível para este Sporting. É, pois um beco sem saída. É importante que a frustração não se torne um peso insuportável e para isso é preciso encontrar outras saídas para além deste beco. Obviamente, refiro-me às competições que restam...

Vitória
Sobre o Vitória, não concordo muito com a ideia de Paulo Sérgio de centrar o desnível de rendimentos na sua própria incapacidade para manter a intensidade. Ainda assim, parece-me que há motivos para olhar o futuro com mais optimismo com o novo treinador. Fez um bom trabalho em Paços de Ferreira, com um modelo bastante ofensivo para o nível pacense. Em Guimarães terá outras condições e outra qualidade. Aliás, isso fica bem claro pela qualidade das opções que trouxe do banco para o jogo...

Ler tudo»

AddThis