5.4.07

Espanhol - Benfica: Sonho ou realidade?

ver comentários...
O Benfica joga hoje os primeiros 90 minutos de uma eliminatória que, a meu ver, poderá lançar os benfiquistas para um derradeiro patamar de euforia. Há anos que o clube vem reclamando o seu “projecto europeu” e, se até aqui poucos vislumbraram verdadeiramente hipóteses de triunfos em competições continentais (apesar da boa campanha na Champions em 05/06 parecem-me ter sido poucos aqueles que realisticamente acreditaram...), com uma eventual chegada às meias finais, tudo mudará. O jogo não será fácil até porque o Espanyol é uma formação com competência suficiente para, também ela, sonhar com o patamar seguinte. De resto, para o Benfica a pior notícia poderá ser mesmo a humildade do seu opositor – creio que seria bem mais favorável se os Catalães se vissem ao espelho como favoritos.

Sobre o adversário dos encarnados, saber que ocupam um tranquilo 10º lugar na liga e que têm depositado grandes esperanças nesta competição que lhes ainda lhes provoca um “nó na garganta”. É que em 1988, o clube deixou fugir nos penaltis a final da competição (na altura a duas mãos), depois de ter triunfado em casa por 3-0 sobre o Bayer Leverkusen.
No que respeita a individualidades, nota para o guarda-redes camaronês Kameni – talvez o melhor do Continente Africano –, para o experiente Rufete – extremo direito, ex-Valência –, Albert Riera – médio que regressou ao clube para finalmente se afirmar – e para o trio de ataque de onde virão as principais ameaças para os encarnados: à visão e capacidade de passe de De la Peña, Luis Garcia (não é o do Liverpool) e Raúl Tamudo respondem normalmente com velocidade, técnica e repentismo.

AddThis