14.4.09

Antevisão Champions...

ver comentários...
Man Utd 64 (40%)
Barcelona 63 (39%)
Liverpool 29 (18%)
Chelsea 4 (2%)


Foram estas as respostas à pergunta “Qual destes clubes é o mais forte candidato a vencer a Champions?” e parto delas como ponto de partida para a antevisão das decisões da Champions que definirão nos próximos dias os 4 semi finalistas da prova.


Convém lembrar que a votação terminou antes da primeira mão dos quartos de final, só assim sendo possível que o Liverpool apareça mais votado do que o Chelsea. De resto, a mim parece-me claro que a questão se divide entre Ingleses e o resto. Ou seja, os ingleses têm sem dúvida as equipas mais fortes do futebol de topo europeu, sendo que a questão será saber se haverá alguma equipa capaz de se superiorizar a esse domínio. Neste aspecto, a votação é clara e corresponde, estou certo, à opinião da maioria. A equipa inglesa mais forte é o Man Utd e o mais forte candidato para bater a superioridade inglesa é o Barcelona. Tudo isto, claro, ficou um pouco mais condicionado pelos acontecimentos da primeira mão. Vamos por partes:

Chelsea – Liverpool – Tudo indica que o Liverpool será eliminado, sendo o 1-3 demasiado pesado para um embate de tanto equilibrio. Em futebol tudo é possível, já se sabe, mas parece-me pouco provável. Se sair daqui o Chelsea, como tudo indica, teremos provavelmente um concorrente particularmente incómodo para o Barcelona. O Chelsea é uma equipa experimentada e muito conhecida nestas andanças. A presença de Hiddink torna tudo um pouco mais complicado. Há sempre uma incerteza de como e por onde a equipa poderá evoluir nesta ponta final de época, sendo que a filosofia do holandês é muito diferente dos mais recentes treinadores dos ‘blues’. Para já, o jogo de Anfield, pode dizer-se, saiu melhor que a encomenda ao Seleccionador russo. As bolas paradas foram a chave de um jogo equilibrado e que poderia ter caído para qualquer lado. O Chelsea de Hiddink parece ter uma forma diferente de abordar estes jogos de grande pressão. Será um dado a confirmar, mas com o holandês o jogo parece ter maior propensão a oportunidades de golo, algo que rareou em tantos encontros recentes a este nível.

Bayern – Barcelona – Com eliminatória resolvida, o Barça pensa já nos próximos embates. Não é novidade a excelência do futebol do Barça que será do ponto de vista técnico e ofensivo, de longe, a melhor equipa da Europa na actualidade. O Barça pode esmagar qualquer um numa noite “sim”, mas sobre esta equipa tenho ainda 2 incógnitas. A primeira tem a ver com a sua fiabilidade defensiva, destacando-se a facilidade com que sofre golos, particularmente de bola parada. A outra tem a ver com a incerteza sobre qual a real capacidade dos britânicos para neutralizar o futebol do Barça. O ano passado, por exemplo, o Barça teve muita bola contra o Man Utd, mas poucas oportunidades conseguiu em 180 minutos, acabando por ser eliminado sem ter marcado 1 golo. Se o Barça for capaz de responder à altura perante um jogo mais especulativo e táctico, então terá sem dúvida o maior dos favoritismos nesta fase.

Arsenal – Villareal – Depois do empate fora, suspeito que o Arsenal não deixará fugir a qualificação em casa onde o seu futebol ofensivo é bem mais forte. Ganhando Fabregas e Adebayor este Arsenal volta a ser temível, tal como no ano passado. Não tem a consistência dos seus rivais internos mas já se provou por várias vezes que os pode vencer sem que isso seja um escândalo. Para os adeptos de um jogo mais atractivo seria bom que se confirmasse essa passagem.

Porto – Man Utd – O brilharete do Porto pôs toda a gente a coçar a cabeça. Será que o Man Utd vai mesmo ficar de fora? Um previsão não é muito mais do que mera especulação, dado que tudo se decide nos pormenores de 1 só jogo. O Porto tem o factor casa e o resultado a seu favor, mas sabe que o Man Utd não terá a mesma atitude. Um golo pode rapidamente inverter o cenário e daí se poder esperar um jogo altamente táctico. Se o United passar, teremos de novo um candidato que não poderá ser colocado num plano inferior a nenhuma equipa. Se for o Porto, está criado um embaraço a todos os gigantes que ainda restam na competição. A exibição de Old Trafford, no entanto, faz com que nada seja como dantes para o Porto. Agora não haverá jogos encarados como um “bom sorteio” e o Porto terá de se deparar com adversários menos vulneráveis ao efeito surpresa. Puxar dos galões será, mais do que nunca, o único caminho.

AddThis