7.1.08

Jornada 15

ver comentários...
- A jornada fica inegavelmente marcada pela perda de pontos de Benfica e Sporting. Curiosamente uma situação que surge imediatamente após uma paragem de campeonato onde muito se discutiu se o FC Porto perderia ou não mais pontos do que na primeira volta. A verdade é que para o reavivar da luta pelo título é, em primeiro lugar, necessário uma carreira dominadora de Benfica ou Sporting e esse parece um cenário difícil de antever, pelo menos nesta altura.

- Em Setúbal o Benfica tinha um teste complicado frente a uma das mais bem orientadas equipas da prova. O jogo teve várias caras e peripécias mas foi no segundo tempo que surgiu o episódio marcante da partida. O desentendimento entre Katsouranis e Luisão é, acima de tudo, um mau contributo para a imagem do grupo, mas só quem vive o dia a dia terá capacidade para testemunhar se este é ou não um caso preocupante (é importante saber se existia ou não um precedente entre os 2 jogadores). É que se este for apenas um descontrolo pontual é compreensível. Digo-o porque quem está com um ritmo cardíaco acelerado está muito mais vulnerável a “explosões” e esse é um facto que não pode ser ignorado. Questiono de resto até que ponto terá sido correcta a decisão de Camacho em substituir os 2 jogadores... É que se a troca de Katsouranis por Mantorras fazia sentido dentro do contexto dos interesses do Benfica no jogo, já a troca de Luisão por Edcarlos serviu apenas para “queimar” mais uma substituição. Se olharmos para a forma como o Benfica sofreu o golo do empate, fica fácil perceber o quanto teria sido útil o reforço do meio campo na fase terminal da partida...

- Sobre o confronto do Bessa quero, em primeiro lugar, deixar uma palavra sobre o Boavista. Como é hábito assistimos às análises “resultadistas” depois do jogo que fizeram do Boavista uma equipa que não foi no campo. A equipa de Pacheco respira mais confiança e isso é fundamental, mas voltou a mostrar-se uma equipa muito baixa em campo (mesmo quando ainda estava 0-0) e a partir dos vinte minutos foi completamente dominada pelo Sporting que esbanjou inúmeras oportunidades de golo. Sobre o Sporting, regresso 05/06 e às diferenças introduzidas por Paulo Bento quando substituiu Peseiro. O treinador apontou a concentração competitiva como factor fundamental e, embora nesse período o Sporting não praticasse um futebol vistoso, tornou-se eficaz cometendo muito poucos erros defensivos. Hoje o Sporting volta a ter dificuldade neste aspecto essencial, colocando em causa partidas em que até consegue claro ascendente sobre o adversário. Os lances de bola parada têm sido o espelho desta lacuna e, no Bessa, a equipa voltou a falhar ao nível da concentração. Nota ainda e, mais uma vez, para o desajuste das características de Purovic em relação à forma de jogar da equipa e para a gritante falta de qualidade que Ronny empresta ao flanco esquerdo da defesa, quer a atacar. Se há casos em que é evidente a necessidade de ir ao mercado este parece-me ser um deles.

AddThis