5.1.08

Banega, Fernandes e a 'Revolucion Koeman'

ver comentários...

Ontem surgiu a notícia do envolvimento de Manuel Fernandes e Miguel num episódio estranho que resultou na detenção do jovem médio durante a noite. Estes acontecimentos surgem numa altura em que é dada como certa a dispensa do jogador, como parte integrante da revolução operada por Ronald Koeman no plantel do Valência.

Não é sobre o lamentável acontecimento na noite Valenciana que me quero pronunciar, mas antes sobre a já famosa ‘revolucion Koeman’. Dá que pensar... Com a época em curso e poucos meses depois da definição da estratégia de temporada, o clube “Che” decide mudar de treinador, introduzindo Ronald Koeman para o comando técnico da equipa. Até aqui nada de anormal. O que espanta é a denominada ‘revolucion Koeman’, levada a cabo num plantel que tem provas dadas nas últimas temporadas do futebol Europeu. Sem resultados para suportar o acerto da sua contratação, Koeman põe em causa desde figuras históricas do clube como Albelda, Angulo e Canizares, a contratações que custaram vários milhões há bem poucos meses como, precisamente, Manuel Fernandes ou o “gigante” Zigic.

Koeman faz agora o Valência ir ao, nem sempre fácil, mercado de inverno e a sua primeira escolha volta a espantar-me. Ever Banega médio promissor de 19 anos é contratado ao Boca Juniors por 17 milhões de Euros. O valor de Banega não está em causa. É um dos mais promissores médios do futebol argentino. Mas como é que se dispensa Manuel Fernandes para se gastar 17 milhões em Banega?! O argentino é 2 anos mais jovem e mais forte na primeira fase de construção de jogo, em que faz questão de participar. Lançamentos longos e coordenação de jogo é com ele, mas em tudo resto perde para Manuel Fernandes. O português é mais agressivo, mais explosivo, mais rápido e mais forte na meia distância, apontado-lhe apenas, e exactamente, algum descuido na posse de bola na primeira fase de construção, onde arrisca por vezes em demasia. Banega pode até adaptar-se muito bem ao futebol Europeu, mas a opção de Koeman não passa, para mim, de uma extravagância sem grande coerência.

Manuel Fernandes, ao que parece, vai regressar ao Everton, de onde provavelmente nunca deveria ter saído. David Moyes conhece-o bem e, com Arteta, vai voltar a fazer uma parelha de meio campo temível, estando certo que as suas qualidade não passarão despercebidas no mediático futebol inglês.

AddThis