11.1.08

A oportunidade de Helder Barbosa

ver comentários...

Juntando a ausência de Tarik à saída de Hélder Postiga chega-se à evidência que é a necessidade de reforço (talvez a melhor palavra seja reajustamento) do plantel portista neste mercado de Inverno. Alguns nomes foram lançados para as primeiras páginas dos jornais, sugerindo transacções de vários milhões de euros. Este não seria um cenário de todo improvável, tendo em conta o recente encaixe milionário da SAD com as vendas de Pepe e Anderson e a memória de qual a política seguida pela mesma em situações semelhantes, ou seja, quando houve dinheiro disponível.

Hélder Barbosa é a novidade de hoje. A opção portista parece ter recaído no regresso do extremo em vez de um investimento forte no mercado e é uma opção que me parece acertada. Primeiro, porque não é fácil ir ao mercado buscar um extremo que seja uma mais valia no país que, provavelmente, melhores extremos forma em todo o mundo. Depois porque Janeiro, salvo raras excepções, é um momento difícil para negociar jogadores de topo, normalmente envolvidos nos objectivos das suas equipas.

Hélder Barbosa é um jovem de 20 anos que nos últimos tempos se viu afectado por uma série de lesões que o impossibilitaram de mostrar a real valia do seu futebol. Mais recentemente, no entanto, vinha-se afirmando como peça essencial no crescimento da Briosa actuando, curiosamente, numa posição central do ataque no curioso 4-1-3-2 introduzido por Domingos. Canhoto, distingue-se pela imprevisibilidade das suas acções. Rápido e com facilidade nas mudanças de direcção e nos cruzamentos, Barbosa revela igualmente aptidão para aparecer em zonas mais centrais, ainda que não se possa dizer que seja um finalizador. O seu regresso ao Porto será o teste para um jogador que, não sendo um Quaresma ou um Ronaldo (pelo menos neste momento), se revela com potencial suficiente para merecer uma oportunidade séria na equipa principal. Terá agora de mostrar qual o seu “nervo” perante o peso da camisola. Foi neste teste que falharam outros como Vieirinha e Ivanildo e Barbosa sabe que esta pode ser uma oportunidade única para catapultar desde já a sua carreira.

AddThis