4.1.07

Arrigo Sacchi em entrevista

ver comentários...
Há algumas semanas, o site brasileiro “Cidade do futebol” publicou uma entrevista com o mestre Arrigo Sacchi. Para enquadrar, este agora ex-treinador italiano ficou para sempre ligado à história do futebol com o seu trabalho no Milan no final dos anos 80. Contando com uma das mais cobiçadas constelações de estrelas da altura – onde se destacava o famoso trio Holandês Gullit, Van Basten e Rijkaard – Sacchi inovou ao popularizar a sua “zona pressionante”. De facto esta que era uma nova forma de actuar teve um impacto fulcral na evolução táctica do jogo, sendo ainda hoje encarada como o "supra sumo" dos comportamentos colectivos.
Nesta entrevista é interessante constatar como um mestre da táctica dá tanto destaque à atitude mental do grupo. Também destaco o alerta para a crescente exigência que é feita sobre os treinadores - aprendizagem constante, bem como para a importância das equipas técnicas como um todo, em detrimento da centralização em torno da figura do treinador.
Deixo algumas das perguntas/respostas que destaco, bem como um vídeo a trazer à memória um intensissimo Napoles-Milan, com Maradona na jogada...

Cidade do Futebol – Existe um fator mais complicado para criar essa mudança na mentalidade de um jogador?
Arrigo Sacchi – O que dá mais trabalho é o momento em que ele não tem a bola. É fácil condicionar qualquer um a fazer jogadas do jeito que você quer, mas é extremamente difícil pedir para o atleta fechar espaços e acompanhar adversários exatamente como você gostaria que ele fizesse. Todo atleta gosta de trabalhar e fazer as coisas com posse de bola, que é quando eles aparecem mais. São como estrelas de cinema e buscam os holofotes.

Cidade do Futebol – Os privilégios que acontecem no Real Madrid são fruto apenas do tratamento dado pelo clube aos jogadores ou o temperamento dos atletas também influi?
Arrigo Sacchi – É mais do que claro que precisamos buscar, cada vez mais, homens de qualidade antes de jogadores de qualidade. Uma coisa não se dissocia da outra e um elenco precisa dos dois pontos. Existem três fatores fundamentais para uma equipe vencedora: talento, ambiente e trabalho. Se um desses pilares é afetado, os outros dois sofrem demais. Por isso é que eu sempre procurei estabelecer regras para que todos trabalhassem com a mesma intensidade.

Cidade do Futebol – Existe algum time que consiga juntar todas as características que você citou?
Arrigo Sacchi – Eu acho que o perfeito seria uma junção entre as culturas de Espanha e Itália. A Espanha tem um ataque forte e presente, mas não defende com tanta qualidade. A Itália é segura e marca bem, mas sofre com a falta de pró-atividade ofensiva. O Milan dos anos 90 era uma mistura das qualidades das duas seleções porque juntava os italianos com os holandeses, que também são mais ofensivos. Nós tínhamos qualidade nos dois setores e uma atitude muito positiva.

Cidade do Futebol – Você citou Milan e Real Madrid como exemplos de times que possuem talentos e não conseguem usufruir disso para conquistar títulos. É tão comum assim o aproveitamento ruim dos jogadores?
Arrigo Sacchi – O futebol é um jogo coletivo com momentos individuais e não um jogo individual com momentos coletivos. Por causa disso, a força deve estar sempre no conjunto. Conheci equipes incríveis que não utilizaram nem metade da sua força por causa da falta do sentido coletivo e isso normalmente acontece devido ao perfil dos atletas.

Cidade do Futebol – Na sua opinião, qual deve ser o papel do treinador no futebol atual? Ele deve ser mais centralizador ou contar com auxílio de profissionais de outras áreas?
Arrigo Sacchi – Ele não pode parar no tempo. O futebol não é o mesmo de alguns anos atrás e o técnico não pode ignorar isso. É preciso aprender sempre e se cercar dos melhores profissionais para que o sucesso seja possível. A comissão técnica não depende mais apenas de uma figura. O treinador precisa ser o executor do jogo, mas outros profissionais com formações diferentes devem auxiliá-lo a ter base para as decisões.

Cidade do Futebol – Qual é o ponto mais importante para a preparação de uma equipe em campo no futebol atual?
Arrigo Sacchi – Sem dúvida alguma é a movimentação sem bola. Se você for ver, um metro de espaço faz toda diferença no futebol moderno. Quando eu cheguei ao Milan, quem estava perto da bola corria e o resto do time esperava. Nós fizemos um trabalho para mudar isso e o resultado é que passamos a vencer.


AddThis