27.1.07

Derlei - Pedrada no Charco

ver comentários...
Ora aí está... Entre rumores e conversetas, eis que se consuma a aquisição de um nome de peso no futebol português: Derlei no Benfica!

Não era surpresa que o Benfica necessitava de um avançado (assim como ainda necessita de um central) e também se sabe que para os lados da Luz a grandeza do "nome" sempre teve importância - Derlei tinha, por isso, tudo para ser aposta.

No que ao "jogar" diz respeito, parece-me que esta pode ser uma aposta importante para a segunda volta do Benfica... Viu-se com o Leiria, o regresso de Rui Costa deverá fazer Fernando Santos regressar ao 4-3-3 e é nessa perspectiva que me parece adequado o enquadramento de Derlei. É que, no futebol actual - e ao contrário do que muitos ainda pensam - não é possível jogar em 4-3-3 com extremos clássicos que apenas procuram "ganhar a linha" através de movimentos verticais ao longo da lateral. Esta é uma situação que retira dinâmica e imprevisibilidade ao ataque e é esse o problema de Manu neste Benfica. Com Derlei tudo poderá ser diferente, o "Ninja" é muito forte em movimentos diagonais e, actuando a partir da direita, poderá ser um complemento ideal a Nuno Gomes e Simão, formando um tridente com características muito semelhantes ao do FC Porto (Quaresma, Lisandro e Postiga). Para terminar, há que referenciar os benefícios que retirará Nelson das movimentações interiores de Derlei - esse é assunto que abordei aqui.

Resta falar dos riscos e problemas potenciais: Derlei é um jogador caro (mensalmente), está na sua fase descendente e tem acumulado lesões e problemáticas que inclusivé estiveram na base da sua saída do FC Porto (lembram-se?). Há ainda uma questão que, a confirmar-se o cenário atrás adiantado, pode ganhar condições para se "agigantar": a insatisfação do influente Miccoli!

Finalmente, e porque não podem faltar, ficam alguns dos melhores momentos de Derlei no Porto:
- O bis de Sevilha (Porto 3-2 Celtic), provavelmente o melhor jogo da sua carreira
- O 2-1 e o 3-1 na meia final contra a Lazio (4-1 final)
- O penalti transformado na Corunha que haveria de qualificar o Porto para a final da Champions

AddThis