5.5.10

Nicolas Gaitan

ver comentários...
Na observação que fiz no último semestre de 2009, não tive dúvidas em destacá-lo como um dos nomes mais interessantes do futebol argentino. Por isso recomendei-o aqui em Dezembro (comparando-o precisamente a Di Maria), depois de o ter retratado no Talented Football. Se me pedissem um jogador para poder substituir Di Maria, não tenho dúvidas, era ele que apontaria. É por tudo isto que a chegada de Nicolás Gaitan a Portugal desperta em mim uma satisfação e curiosidade especial.

A perfeita alternativa a Di Maria
Não foi ainda dado como adquirida a saída de Di Maria, mas é normal que o clube tente capitalizar o momento do jogador através de uma transferência milionária. Normal e, na minha opinião, recomendável.

Facilmente se percebe que este é o contexto da aquisição de Nicolás Gaitan. O agora reforço encarnado tem de facto várias semelhanças com o seu compatriota. Canhoto, destaca-se sobretudo pela velocidade com que serpenteia com a bola colada ao pé. Um desequilibrador nato.

Arriscando, diria mesmo que Gaitan terá um requinte superior ao próprio Di Maria e que, neste sentido, pode superar a não muito longo prazo aquilo que faz o camisola 20. Talvez Di Maria seja mais forte no 1x1, mas Gaitan parece-me mais adaptável a zonas interiores. Ainda assim, Gaitan tem um caminho a percorrer. No Boca joga frequentemente como avançado móvel, solto de grandes responsabilidades tácticas e com pouca pressão para não errar. Em Portugal e na Europa, no entanto, Gaitan só pode ser extremo, e no modelo encarnado deverá jogar mais atrás, com mais responsabilidade na certeza de decisão e com uma missão mais global do ponto de vista táctico. Vai ter de jogar sem bola, de defender e de pressionar. O meu optimismo em relação à sua adaptação reside muito no mesmo motivo que explica a “explosão” de Di Maria em 09/10: o modelo táctico de Jesus. Gaitan terá a sua função definida e as suas decisões facilitadas pela qualidade do modelo. Cabe-lhe a ele, agora, a palavra final. Aquela que poderá fazer dele, ou não, uma estrela do futebol português no curto prazo.

O preço
O único “senão” da operação. 8,4 milhões é um valor muito elevado para o futebol português e para o futebol argentino onde, goste-se ou não, Gaitan não tem ainda um rótulo de “super estrela”, como tinham, por exemplo, Lucho ou Belluschi quando de lá saíram. Aqui, acredito em 2 coisas. A primeira é que há 6 meses, quando o referenciei, Gaitan seria bem mais acessível. A segunda é que o Benfica terá pago para não entrar em leilões de Verão e terá também sido vitima do conhecimento que o Boca tinha sobre a eminência de mais valias com Di Maria. Seja como for, o valor pago pode tornar-se insignificante se Gaitan conseguir a evolução que dele se espera.

O vídeo
A acompanhar o texto coloquei um vídeo com a mais recente exibição de Gaitan. Foi frente ao Independiente, numa vitória rara do Boca fora da Bombonera. Gaitan actuou 71 minutos e acabou por não ser um elemento decisivo, apesar de ter tido oportunidades para tal. Ainda assim, creio que foi uma actuação positiva do jogador que, de novo, actuou como avançado ao lado de Palermo.



Ler tudo»

AddThis