17.11.09

Borges: o perfil de uma solução livre em Janeiro

ver comentários...
O mercado de Inverno é, por tradição, um mercado pouco explorado pelo futebol europeu. A época está a meio, os orçamentos estão já desgastados pelas decisões do Verão e, claro, há competições em curso. Compreende-se. Compreende-se mas não deixa de ser uma oportunidade perdida para ser mais acutilante em alguns campeonatos especialmente interessantes nesta época. Um deles é, provavelmente, o brasileiro.
Na verdade não há muitos jogadores livres neste defeso, e são poucos os jogadores que, estando nesta condição, podem aspirar ao mais alto nível do futebol europeu. Um dos casos mais interessantes é, sem dúvida, o do atacante Borges do São Paulo. Uma solução que deve ser equacionada por quem não tem muito dinheiro para gastar e quer um reforço para a linha da frente. Aqui fica o perfil...


"Ter golo". Não é um atributo nem técnico nem físico, mas será o que mais conta para quem joga tão perto da baliza e é, neste caso também, o principal atributo de Borges. Basicamente esta propensão para marcar com facilidade, explica-se por uma boa movimentação na zona de finalização e, também, por uma boa resposta mental naquele que é o momento de maior pressão para qualquer jogador, a finalização.

De resto, Borges é um avançado com boa mobilidade, que sabe jogar de costas para a baliza e dar sequência útil às jogadas que lhe chegam. Digamos que não é um especialista em nenhum aspecto particular – velocidade, jogo aéreo ou técnica – mas é competente em todos eles. Vem jogando nos últimos anos num sistema de 2 avançados que, diga-se, se ajusta bem melhor às suas características, mas também poderá fazê-lo noutro tipo de sistemas.

Já agora, fica a estimativa do salário anual deste jogador que, não sendo um craque, dá aos 29 anos bastantes garantias de ser uma solução útil: 300.000 €


Ler tudo»

AddThis