1.9.09

Benfica - Setúbal: Desnível histórico

ver comentários...
Diz-se que foi um resultado “à moda antiga”, mas 8-1 nem no antigamente era moda.Hoje, então, um resultado deste desnível só pode ser explicado, primeiro, pela diferença qualitativa entre as equipas e, mais importante ainda, por uma reacção emocional que acentue ainda mais essas diferenças após os primeiros golos. Foi isso que aconteceu. Outra coisa que é fácil concluir é que tamanha derrocada só pode ter acontecido com um excelente Benfica e um péssimo Vitória. Óbvio. Mas deixo desde já a minha convicção que, se outras equipas desta liga poderiam ter passado pelo mesmo que o Vitória na Luz, não vejo, neste momento, mais nenhuma a ter capacidade para protagonizar tamanha goleada como fez o Benfica. Provavelmente não irá servir como tal, mas seria interessante se este “feito” fosse encarado como um desafio...


Óptimo vs. Péssimo
Sobre o jogo, naturalmente, o período de análise é muito curto. Isto porque a partir do momento em que a vitória ficou garantida o desafio passou a ser muito mais psicológico do que técnico ou táctico. Ainda assim, e para explicar esse inicio de jogo, importa juntar uma série de características, quer do Benfica, quer do Vitória.
O desnível técnico era, à partida, um dado adquirido. Para contornar essa diferença, o Vitória teria de ter maior agressividade, maior organização e maior eficácia. Falhou em todos esses aspectos. Isso viu-se nas divididas que os encarnados quase sempre ganharam, na forma como o Benfica encontrou espaços de forma simples entre (ou nas costas) o bloco sadino por este não ter sido competente no posicionamento e, talvez mais decisivo ainda, nas dificuldades e ineficácia dos lances de bola parada, um aspecto que era decisivo para quem tinha de ser capaz de sofrer.
Do outro lado, muito mérito para o Benfica. Para além da qualidade individual, há que referenciar a atitude de enorme competitividade. A entrada foi fortíssima, com um ritmo elevadíssimo e a goleada só foi possível porque houve sempre a intenção de não parar. Algo que é cada vez mais raro no futebol actual. Já agora, passou, de novo, a idéia de que o Benfica só se sente bem em ritmos elevados. Se isso pode ser um problema noutros casos, neste só trouxe alegrias...

E agora?
3 pontos são 3 pontos. Este é um resultado gigantesco mas, num campeonato, isso para nada conta. Para o Benfica, fica a certeza daquilo que referi antes do inicio da época, ou seja, que as indicações dadas na pré época iriam ter continuidade quando fosse a doer. Para quem tinha dúvidas, esta é uma boa prova. Mas fica também um aviso para quem vier a seguir e isso talvez não seja muito positivo para o Benfica que, forçosamente, encontrará cada vez mais uma resistência sensibilizada. Para o Vitória, em sentido oposto, nada de muito preocupante. A época será difícil, mas não se esperava outra coisa. Foram 8 golos mas apenas 3 pontos e isso é muito pouco para uma maratona tão longa e onde há ainda tanto por evoluir.


Ler tudo»

AddThis