23.2.08

Ronaldo: De que jogador vão falar aos vossos filhos?

ver comentários...
As imagens da lesão de Ronaldo correram mundo acompanhadas de uma óbvia sensação de que este poderá ter sido o derradeiro golpe na carreira do “Fenómeno”. Paralelamente sobra igualmente a ideia de um sonho não concretizado, um sentimento de frustração face a uma carreira que pode ter ficado aquém das expectativas. Mas... será mesmo assim?

Às vezes o enfoque no presente faz-nos esquecer um passado não tão longínquo e estou convicto de que o distanciamento temporal faça muita gente perceber que aquele Ronaldo a quem muitos torciam o nariz, a quem chamaram de “el Gordito” era afinal uma lenda viva e o jogador com mais impacto no futebol mundial dos últimos 20 anos.

Alguns, poucos, dados da carreira:
- Média superior a 0,6 golos por jogo, conseguidos nas ligas mais competitivas da história do futebol
- Jogador mais vezes nomeado para “World Player of the year” – 3 vezes
- Melhor marcador de sempre em Mundiais – 15 golos
- Melhor jogador do Mundial de 1998 e Segundo melhor em 2002 (nenhum jogador conseguiu igual registo desde que o prémio começou a ser atribuído, em 1982)

Muitos mais títulos e prémios individuais foram conseguidos por Ronaldo, mas o maior de todos está gravado na memória de quem o viu jogar. Acho curioso como se coloca tanta tristeza na história de Ronaldo ao mesmo tempo que se engrandece figuras do passado que não foram metade do “Fenómeno”. Ronaldo não é tristeza, mas sim uma das maiores alegrias que o futebol já viu! Afinal, de que jogador vão vocês falar aos vossos filhos?

AddThis