6.2.08

Dimensão física: o desafio europeu do FC Porto

ver comentários...

O tempo vai passando e, com o objectivo interno cada vez mais confirmado, o FC Porto vê aproximar-se a hora da verdade no que respeita ao desafio Europeu. Uma das ameaças, como já aqui referi, para a equipa é o choque entre o nível competitivo do campeonato e da Champions. É que, em sentido inverso daquilo que acontece com os seus rivais, torna-se difícil apontar defeitos a uma equipa que domina de forma tão vincada a competição interna, sendo por outro lado evidente que na Champions muita coisa será diferente.

Como aqui referi na análise à última jornada, o FC Porto de hoje é o mesmo de há 1 ano, com muito poucas diferenças para além da forma individual dos seus jogadores. A saída de Pepe poderá ser uma lacuna em jogos mais a doer – como se viu em Liverpool – mas na frente a equipa parece estar menos dependente de Quaresma, com o super momento de Lucho e Lisandro a juntarem-se à revelação Tarik para dar novas mais valias à fase ofensiva. Mas, sendo hoje basicamente a mesma equipa, o Porto denota igualmente os mesmos defeitos do passado recente com Jesualdo Ferreira. Uma equipa fortissima do ponto de vista posicional que consegue cortar as ofensivas dos adversários montando uma verdadeira teia que leva ao erro pelo encurtamento de linhas de passe, mas que tem dificuldades em reagir quando o jogo ganha outra dimensão fisica. O seu meio campo torna-se pouco agressivo quando é confrontado com uma maior capacidade de rompimento do adversário – veja-se, por exemplo, o primeiro golo em Alvalade – e quando a oposição força um jogo mais musculado, com recurso a um jogo mais directo e de segundas bolas a equipa tem-se muitas vezes encolhido demasiado perante a pouca aptidão para este tipo de combates.

É um prazer ver o FC Porto de Jesualdo Ferreira jogar. Uma equipa que não precisa de sujar os calções, de fazer faltas, de tocar sequer no adversário para mostrar a sua superioridade. Mas na Europa será diferente. O Porto terá de vestir o seu ”fato de macaco” e revelar outro estofo quando os jogos ganham outra intensidade física. Já falta pouco para a resposta...

AddThis