7.7.11

Reforços 2011/12: Van Wolfswinkel (Sporting) (Parte I)

ver comentários...
Perfil competitivo - Van Wolfswinkel encaixa num perfil que, em termos mediáticos, lhe credita um protagonismo instantâneo: número 9 holandês, elegante e tecnicamente forte. Nomes como Van Basten, Bergkamp, Nistelrooy ou Huntelaar emergem rapidamente, e Van Wolfswinkel, correspondendo a este perfil morfológico e jogando nas selecções jovens da Holanda, rapidamente atraiu muitas atracções. De uma perspectiva mais objectiva, porém, o trajecto do jogador está ainda longe de poder aproximar-se dos nomes com quem foi comparado. 3 épocas, 1 no Vitesse e 2 no Utrecht. O ponto principal a reter neste trajecto é alguma modéstia concretizadora. Se nos abstrairmos das grandes penalidades, Van Wolfswinkel não foi sequer o melhor marcador da sua equipa nas últimas 2 temporada. Este dado puramente estatístico, quando enquadrado com o contexto de utilização e tipo de competição, é, na minha leitura, muito relevante.

Perfil táctico/técnico - Começo por sublinhar que não encontrei ainda qualquer descrição do jogador que concorra para as conclusões das minhas observações, e, parece-me, há uma ideia errada sobre as características do jogador. Para além de não ter feito muitos golos (penaltis, à parte), como quase sempre é referido, Van Wolfswinkel não é, também, um jogador muito fixo ou que tenha uma apetência especial para jogar na área, no duelo com os centrais. Para sintetizar, o seu perfil é muito próximo ao de Postiga. Aliás, é um jogador que apela ainda mais à mobilidade, parecendo até impaciente perante o habitual jogo posicional desempenhado pelos jogadores da "posição 9". Esta característica foi, até, aproveitada para utilizar pontualmente o jogador em posições mais recuadas, nas costas de um jogador mais fixo. Tecnicamente, Van Wolfswinkel é muito dotado, destacando-se a facilidade com que executa com ambos os pés, o que é uma virtude relevante. Tem boa atitude nos momentos defensivos, e é, fisicamente, um jogador mais veloz do que forte. Aliás, tem algumas dificuldades em situações de maior confronto físico. Em termos de finalização, não tem no seu historial muitos golos como resposta a cruzamentos ou de cabeça. Faz um bom aproveitamento da linha do fora de jogo, aproveitando a sua constante movimentação para perder referências de marcação e solicitar o passe entre os centrais, no limite da linha defensiva. A sua eficácia é, apesar de boa técnica de remate com os dois pés, inconstante.

Futuro no Sporting - De facto, diria que é muito improvável que Van Wolfswinkel venha a conseguir grande eficácia na relação golos/utilização (mais uma vez, grandes penalidades à parte). O Sporting acaba por garantir um jogador de características muito próximas às de Postiga, não parecendo para mim certo que venha a garantir a titularidade se a discussão entre os dois for pela posição 9. Van Wolfswinkel tem a seu favor o facto de ter uma boa perspectiva inicial e uma intenção do clube em justificar o investimento, e poderá capitalizar esses aspectos se conseguir uma boa entrada de temporada, nomeadamente que o ajude em termos de confiança. Outra possibilidade, é dar-se uma adaptação do jogador a outras posições, dado que é jovem e parece ter apetência para uma postura de maior presença no jogo da equipa. Vistas bem as coisas, este último cenário pode até ser bem provável...
Ler tudo»

AddThis