15.7.11

Reforços 2011/12: Kléber (Porto) (Parte I)

ver comentários...
Perfil evolutivo - Kléber ascendeu a profissional nos quadros do Atlético Mineiro. Com pouco espaço no "Galo" (um dos "grandes" do futebol brasileiro, note-se), acabou por vir para Portugal e para o Marítimo, onde aproveitou da melhor maneira a oportunidade. Apesar do clube madeirense não ter propriamente um problema no que respeita à posição (Babá vem, há muito, garantindo bom rendimento continuado como finalizador), Kléber fez valer o seu potencial e conquistou um espaço tão inquestionável que poucos meses após a sua chegada a Portugal, o "salto" para um clube maior era já visto como inevitável.


Perfil táctico/técnico - Kléber é um jogador que combina de forma invulgar a capacidade física com a habilidade técnica. Isto permite-lhe ser um jogador invulgarmente forte a jogar de costas para a marcação. O papel de pivot ofensivo, particularmente em situações de transição é extremamente difícil de interpretar, mas pode, também, acrescentar muito a esse momento do jogo, sendo por isso, e na minha opinião, um dos aspectos que mais diferencia os avançados. Kléber é, neste ponto, fortíssimo, tendo sido essa sua aptidão explorada (até exageradamente, diria) pelo Marítimo na passada temporada. A potência física do jogador não lhe permite apenas fazer uma boa protecção da sua posição, mas também se revela útil na exploração do espaço, pela velocidade que tem. Mais uma vez, esta aptidão foi muito explorada no Marítimo 2011.
As suas características permitem a Kléber participar em várias situações de golo. A sua capacidade de finalização não é particularmente forte, não se notando, por exemplo, um tipo de movimento ou execução característica, em que se destaque. Kléber tem, porém, um desempenho sólido na finalização, conseguindo dar uma complementaridade razoável às inúmeras ocasiões em que intervém.
Para um jogador de zona de finalização, os golos marcados (ou assistidos) são uma métrica incontornável, sendo pouco inteligente centrarmo-nos demasiado em questões de gosto e estilo quando o que conta, no final, é apenas a eficácia. No que respeita a Kléber, e ressalvando que não tem um período que considere muito extenso para esta análise, os números são claros: relativizando por tempo de utilização e enquadramento colectivo, a sua capacidade goleadora foi elevada e consistente.

Futuro no Porto - A aposta deverá estar dependente, como é óbvio, da continuidade de Falcao, mas tudo indica que Kléber possa merecer vários minutos de utilização, seja qual for a concorrência que venha a ter. Mais do que Walter no ano anterior, por exemplo. Há, parece-me, algum caminho a percorrer relativamente à evolução do jogador. Primeiro, na calibragem dos seus movimentos para fora da zona de finalização, já que habitualmente se afasta muito mais das zonas de finalização do que acontece com os outros avançados do plantel. Depois, porque pode tornar-se mais forte nos movimentos dentro da área, em relação ao que até agora apresentou. Seja como for, as suas características podem dar à equipa um potencial maior no que respeita ao jogo exterior, sendo, e como escrevi antes, os seus indicadores de concretização igualmente bons, pelo que, tudo indica, Kléber terá sido mesmo uma grande aposta do Porto para os próximos anos.

Ler tudo»

AddThis