11.8.08

Porto - Sporting: As últimas indicações antes da Super Taça

ver comentários...
A SuperTaça, inicio oficial da época, está a uma semana com Sporting e FC Porto a preparem-se para mais um duelo entre Jesualdo e Paulo Bento. A poucos dias desse confronto, revela-se uma coincidência de situações que, não sendo total, junta pelo menos muitos pontos entre os dois “super finalistas”. Em ambos os casos, mantém-se o modelo que, no entanto, não se pode considerar totalmente assimilado, pelas questões ainda em aberto sobre a melhor forma de integração de alguns dos novos.

FC Porto
Frente à Lazio confirmou-se que o Porto está já num óptimo momento para uma fase tão precoce na época (parece ser mesmo aquele que está em melhor momento entre os 3 grandes). Para isto, claro, contribui a estabilidade de jogadores e ideias por trás do jogo azul e branco. Lucho e Lisandro continuam a ser os principais contributos para a qualidade e imprevisibilidade ofensiva que conta com um Rodriguez que se confirma como a aquisição de maior rendimento nesta fase.
Mas a grande questão da pré época tem sido a substituição de Bosingwa e Paulo Assunção. No caso do primeiro, Sapunaru leva vantagem na direita apesar das diferenças de perfis em relação ao internacional português. A surpresa poderá acontecer na esquerda com Fucile a confirmar a perda de peso entre as primeiras opções de Jesualdo e Benitez a parecer o principal candidato para a titularidade, mesmo não se reconhecendo na sua inclusão um grande acréscimo de qualidade.
Quanto à posição 6, depois de várias experiências sem uma conclusão que se percebesse poder ser clara, Jesualdo deverá optar por mexer o menos possível na estrutura de meio campo, mantendo Lucho e Meireles à frente de Guarin que, finalmente, deverá merecer o beneficio da dúvida e iniciar a época como titular da posição para a qual, de facto, foi contratado.

Sporting
A Sampdoria foi um teste interessante e mais interessante seria, não fossem as lamentáveis picardias entre os jogadores que resultaram na expulsão de um jogador italiano. Com uma boa ocupação dos espaços na sua zona recuada, a formação genovesa não facilitou a tarefa à ligação entre o primeiro e segundo momentos ofensivos do Sporting, denunciando assim aquela que parece ser a principal aresta a limar por Paulo Bento para uma total consolidação do modelo de jogo.
Aqui, de novo, há um jogador essencial: Rochemback. Podendo fazer qualquer posição do losango, o brasileiro parece, afinal, destinado a fazer apenas 1, jogando sobre uma das laterais. O solução de Paulo Bento para a tendência do jogador para assumir a construção parece passar pela criação de uma dinâmica de permutas funcionais entre Rochemback e o jogador que actua como 6. Daí, parece-me, o teste de Moutinho a 6 tirando partido da sua mobilidade para contra balançar com os deslocamentos centrais de Rochemback. Nesta problemática que, parece-me, está ainda longe de ser resolvida, ainda está por ver Veloso e Rochemback actuar em paralelo (o que terá inevitavelmente de acontecer), ficando igualmente a ideia de que, apesar do acréscimo de soluções para o meio campo, a posição 10 parece apenas ter os mesmos 2 jogadores rotinados para lá actuar, Romagnoli e Moutinho, sabendo-se das dificuldades do argentino em manter o rendimento em fases de maior densidade de jogos.
De resto, nos restantes sectores, surgem algumas dúvidas que têm mais a ver com opções individuais e menos com dinâmicas colectivas. Aqui parece-me que Caneira à direita e Yannick ao lado de Derlei poderão ser as escolhas de Paulo Bento. Sobre o brasileiro, acrescento que se não voltar a ser penalizado por lesões, Derlei pode vir a ser mesmo um dos principais reforços em relação a 07/08.

AddThis