27.8.08

Shevchenko confirma o "Campeão do defeso"

ver comentários...

Ao inicio já se suspeitava que este “título” fosse para San Siro, mas a ideia era que as cores fossem azuis e negras. Drogba, Deco, Lampard, Quaresma e outros foram falados como hipótese para o Inter desde o momento em que se começou a perceber quem seria o novo comandante do emblema de Milão. Mourinho disse e cumpriu. Reforços foram poucos e, até ver, nenhum dos nomes inicialmente falados (sobra Quaresma cujo destino se conhecerá, finalmente, esta semana). Na mesma cidade e no mesmo estádio foi apresentado, como uma verdadeira super-estrela, Ronaldinho. Os “rossoneri” juntaram Flamini do Arsenal, Zambrotta do Barcelona, para além dos regressos de Marco Borriello, Antonini e Christian Abbiati ou dos menos mediáticos casos dos jovens uruguaios Mathias Cardacio e Tabaré Viudez. Como se não bastasse, na recta final do defeso juntaram-se Philippe Senderos do Arsenal e o ambicionado regresso de Andiy Shevchenko. O Milan é, com a dupla Shevchenko-Ronaldinho à cabeça, claramente, o vencedor do virtual título de campeão do defeso!

O “bom problema” de Ancelotti
“Bom problema” é a designação que vulgarmente vemos repetida para classificar a redundância de qualidade nos planteis, ainda que não faltem exemplos de problemas do mesmo género que não resultaram em nada de “bom” (lembram-se de Henry há um ano?). No caso concreto, a abundância é grande para quase todas as posições. Vejamos alguns nomes (mais sonantes) à disposição de Ancelotti tendo em conta as posições no habitual 4-3-2-1 de Ancelotti:

Guarda Redes(1 lugar): Dida, Abbiati e Kalac
Laterais(2 lugares): Zambrotta, Jankulovski, Oddo, Kaladze
Centrais(2 lugares): Nesta, Maldini, Kaladze, Bonera, Senderos
Médios defesivos(3 lugares): Pirlo, Emerson, Ambrosini, Flamini, Brochi, Gattuso
Médios ofensivos (2 lugares): Kaka, Ronaldinho, Seedorf
Avançado (1 lugar): Pato, Inzaghi, Shevchenko, Borrielo

Se as soluções de qualidade estão presentes em todas as posições do sistema, a chegada de Shevchenko abre a possibilidade de haver alguma revisão no sistema base de Ancelotti. Para já, com a presença de Ronaldinho na China e o ingresso tardio de Shevchenko as pistas sobre como será este “novo” Milan são ainda poucas, mas não há dúvida que em Milão reside grande parte do interesse deste inicio de época...

AddThis