25.8.08

Porto - Belenenses: O valor de saber pressionar

ver comentários...
-À primeira jornada já dá para sentir saudades do Belenenses dos últimos anos. Ao contrário desse, este Belenenses nunca chegou verdadeiramente para um Porto, também ele não no seu melhor. Com um meio campo em losango e uma equipa muito curta e preocupada em ser agressiva, Casimiro Mior apresentou uma equipa com muitas novidades e que não percebeu que, para fazer verdadeiramente face ao Porto, não basta montar uma estratégia defensiva rigorosa...

- O Porto sentiu dificuldades nos primeiros minutos e pode dizer-se, até, que foi feliz pela desconcentração do primeiro minuto e por ter chegado à vantagem no primeiro lance de verdadeiro perigo. Mas, a verdade é que de sorte esta vitória não tem nada. A forma como o Porto pressiona é fantástica e chega, normalmente, para resolver a maioria dos jogos em casa. O Belenenses encontrou nas suas próprias saídas com bola o obstáculo para fazer algo de positivo no Dragão. Em transição e através de roubos de bola surgiram, o golo e mais três (primeira, segunda e terceira) óptimas ocasiões de Lisandro. O Porto não marcou e manteve o Belenenses no jogo. Apesar da justiça inequívoca da vitória chegou a sentir-se no Dragão alguma insegurança no segundo tempo. Algo muito pouco visto nos últimos tempos.

- Importante é também falar dos problemas que Jesualdo trazia da Supertaça. Na direita continua a perceber-se a diferença enorme entre Sapunaru e Bosingwa e, no meio, o “professor” procurou nova solução. Meireles a 6 e Tomás Costa no meio campo é agora a vertente sobre análise. Já o disse e mantenho a ideia, tirar Meireles do lado de Lucho é, também, uma perda. De qualquer forma estranhei o facto de Tomas Costa não ter sido mais vezes testado entre os titulares e nesta posição (que me parece a mais adequada dentro do modelo principal) durante a pré temporada. Para já é cedo para grandes conclusões.

- O final do jogo ficou marcado pela bomba de Hulk. Não é difícil ver o potencial que tem o jogador pelas características que apresenta. Para ser um caso verdadeiramente sério, é preciso trabalhar alguma ansiedade e menor clarividência que demonstrou na forma como gere as suas posses de bola. É um trabalho para Jesualdo e do qual pode tirar muitos frutos se o conseguir realizar.

AddThis