15.7.08

Grimi: Mais importante do que consensual

ver comentários...
É uma opção que, talvez mais do que o próprio Izmailov, parece não ter total consenso entre os sportinguistas. A verdade, porém, é que a manutenção do argentino me parece bem mais importante para o Sporting 08/09 do que a do próprio médio russo.
Grimi era o alvo dos leões já desde o inicio da temporada e mal se deu a saída de Tello. A impossibilidade do jogador rumar a Alvalade e a contenção financeira – algo que desta vez não aconteceu em Alvalade – impediram que o Sporting tivesse uma alternativa cabal para a esquerda, com Had a revelar-se pouco capaz e Ronny a acumular uma série de erros que o transformaram no principal ponto fraco da equipa. Grimi foi, neste aspecto, um jogador importante na melhoria do Sporting na fase terminal da época.

É certo que, como já referi, o Sporting não deveria ter muitas alternativas credíveis em carteira ao jogador e é também um facto que o preço pago pelo jogador não foi baixo. Ainda assim, parece-me que (e não tendo aqui em consideração os valores salariais) que 2,5 milhões de euros (por 60%) são um esforço que merece a pena no caso do Sporting. Nestas coisas de laterais, há a tendência para se valorizar sobretudo as qualidades ofensivas e Grimi não é um jogador explosivo nesse aspecto, pelo que não entusiasmará muito as bancadas de Alvalade. No entanto, é um jogador com bom timing de subida e, sobretudo, muito completo em matéria defensiva. Se acrescentarmos a isto a margem de progressão do jogador e o facto de ser um valor absolutamente seguro para Paulo Bento, pode dizer-se que o Sporting, mais do que encontrar um lateral esquerdo para a próxima época, resolve um problema que recorrentemente tinha desde as últimas épocas de Rui Jorge.
Investimento invulgar para ser recuperado?
Finalmente, com a aquisição de Grimi, o Sporting fica com o plantel praticamente definido, ficando por resolver aquela que será, provavelmente a mais importante de todas as questões: o guarda redes. De qualquer maneira, caso não saiam Moutinho e Veloso – o que ainda não é certo – o Sporting proporciona a Paulo Bento o melhor plantel desde que este chegou ao comando técnico do clube. Para o futuro, há uma outra coisa que me parece adquirida. Com um investimento bem acima do que vem sendo prática, o balanceamento deverá ser feito nos próximos anos, onde Veloso e Moutinho serão candidatos sérios a sair, nem que seja por valores abaixo dos que agora são pedidos.

AddThis