26.12.07

À jornada 14...

ver comentários...
A liga ainda não chegou ao seu exacto ponto médio mas a paragem de Natal simboliza precisamente a divisão entre a primeira e segunda metade da época. Vendo bem, 07/08 tem sido um ano bastante próximo de 06/07, chegando-se a esta fase com o mesmo tipo de questões que se colocaram há um ano. Neste aspecto, a pergunta mais comum é: Até que ponto a luta pelo título continua em aberto para Benfica e Sporting?
FC Porto
A perda de pontos na Madeira não pode ser considerada uma grande surpresa. Juntando a natureza da deslocação às ausências de Quaresma (sobretudo este) e Tarik, e acrescentando ainda alguma, inevitável, descompressão psicológica pelo facto da vantagem pontual se ter dilatado nos últimos jogos, estava criado um cenário que possivelmente poderia resultar numa invulgar perda de pontos dos portistas. Ainda assim, o acontecido apenas se pode explicar por alguma má fortuna dos Dragões numa partida em que a superioridade nunca foi colocada em causa pelo futebol do Nacional.
O jogo da Madeira é importante para as contas do campeonato mas não retira favoritismo ao FC Porto. A equipa continua dependente apenas de si própria e da manutenção dos mesmos níveis de performance que marcaram a primeira fase da época. O Porto acaba esta fase a perder pontos, mas com a certeza de ser a equipa que mantém o futebol mais estável e bem conseguido da Liga, sendo este um sinal tão valioso como os 7 pontos que o distanciam da concorrência.
Benfica
Depois de 2 derrotas, o jogo frente ao Estrela mostrou uma exibição de contrastes entre a primeira e a segunda parte. De resto, creio que a exibição menos conseguida no primeiro tempo pode bem ter sido um factor decisivo para surpreender os jogadores do Estrela no segundo tempo. Deste jogo ressalta ainda um dado que poderá ser importante num futuro próximo: a saída de Rui Costa ao intervalo. Já aqui falei da posição menos ajustada do “maestro” na estrutura de Camacho e a verdade é que o treinador Espanhol dá agora sinais de que poderá mais depressa abdicar do camisola 10 do que tentar encontrar um enquadramento mais adaptado às suas características. Com o mercado de Inverno as coisas podem tornar-se ainda mais claras quanto a esta tendência.
Em relação à Liga, as hipóteses estão, naturalmente, dependentes de um abaixamento de forma do FC Porto, mas convém dizer que isso por si não bastará e que este Benfica não será suficiente para chegar ao título. Mais do que reforços, Camacho precisa de dar outra qualidade ao futebol encarnado e criar rotinas e princípios que tornem a equipa mais forte, sobretudo com bola. Uma equipa apenas “emocional” estará sempre refém de um mau momento psicológico, como se viu nos últimos jogos.
Sporting
O caminho com as vitórias parece reencontrado, mas a qualidade de jogo, essa, ainda está longe de atingir os níveis exigíveis para que se possa sequer pensar numa recuperação na segunda fase da época. Já aqui falei muitas vezes sobre a famosa crise do Sporting e, tal como já referi, creio que a referência e ponto de comparação deve ser colocado naquilo que era o futebol da equipa na segunda metade de 06/07. Actualmente, parece-me importante recuperar duas características importantes do futebol leonino no passado recente: a solidez defensiva (nomeadamente a transição defensiva) e a influencia ofensiva da ala esquerda. Há muito trabalho pela frente para Paulo Bento, mas creio que estes objectivos estarão, em muito, dependentes daquilo que o clube consiga no mercado de Inverno. Um lateral esquerdo é essencial e é também importante que Purovic não seja uma primeira opção para o onze (basicamente, porque as suas características chocam com os princípios colectivos da equipa). Nota ainda para o disparate que me parece ser abdicar da qualidade ofensiva de Romagnoli na posição 10 – tal como já aqui expliquei...

AddThis