11.12.07

A hipótese César Delgado, "El Chelito"

ver comentários...

Depois do Romeno Dica, surge agora a notícia da possível contratação de César Delgado por parte do Benfica. Antes de falar sobre o jogador, convém referir que as certezas dadas em Portugal não coincidem com a maior reserva e contenção das notícias mexicanas no que se refere ao futuro do jogador. Lyon e Olympiakos são outros clubes apontados como concorrentes ao concurso do jogador que, ao que tudo indica, deverá sair por uma verba a rondar os 6 milhões de euros (foi esse o valor oferecido pelo Olympiakos no Verão passado).

César Delgado, “Chelito”, nasceu e cresceu na cidade de Rosario na Argentina. No futebol tem o carimbo de uma das melhores escolas do futebol daquele país, o Newell’s, mas foi no rival Central que começou a dar nas vistas. Avançado móvel, rápido e de bom recorte técnico, Delgado formou parelha de sucesso com Luciano Figueroa. A capacidade financeira do futebol mexicano atraiu-o para o Cruz Azul onde tem feito carreira, marcando bastantes golos (finaliza bem com os dois pés, apesar de ser destro) e destacando-se pelas suas assistências. O impacto tem sido tanto que há quem o considere o melhor estrangeiro do futebol Mexicano.

Aos 26 anos, Delgado é um valor inquestionável e um jogador sempre entre os candidatos a integrar a Selecção Argentina (foi medalha de Ouro nos jogos olímpicos de 2004). Não se pense, no entanto, que será um jogador para fazer sombra a Cardozo ou Nuno Gomes. A sua eventual contratação trará, isso sim, uma solução para jogar, ou no apoio ao ponta de lança, ou sobre a ala direita, para onde descai preferencialmente. Com os seus créditos completamente firmados na América do Sul, Delgado prepara-se agora para o grande desafio dos jogadores daquele Continente: o teste no futebol Europeu...

AddThis