30.5.14

Sporting: Análise jogos seleccionados 13/14

ver comentários...

Dando sequência às análises sobre a época que terminou, deixo aqui o resumo dos jogos que analisei mais detalhadamente do ponto de vista estatístico, começando pelo Sporting. Sublinho que esta análise não resume o total da temporada, mas apenas os jogos analisados, sendo que no caso dos jogadores as conclusões serão tanto mais sólidas quanto o número de minutos analisados. Deixo algumas notas, breves:

- Do ponto de vista colectivo, o jogo mais conseguido, e apesar do empate, terá sido o da taça da liga frente ao Porto. Em sentido contrário, e de forma clara, surge o jogo na Luz, para o campeonato.

- Realce para o baixo número de perdas de risco da equipa do Sporting, o que confirma o baixo risco da abordagem táctica de Leonardo Jardim, nomeadamente ao colocar o foco da sua construção nos corredores laterais, e muitas vezes com ligações mais directas.

- Relativamente às análises individuais, o destaque vai para Slimani, fundamentalmente devido ao elevado número de golos conseguido nos jogos analisados, sendo obviamente importante ressalvar que o tempo de análise foi relativamente curto.

- Mais natural será o destaque de William, face à época realizada, sendo que a qualidade da sua presença em posse é também destacada nesta análise puramente estatística.

- Também indo de encontro a outras análises feitas sobre a equipa, nota para ausência de destaques positivos entre os extremos, sublinhando-se que esta é uma análise relativa, e que por isso não penaliza qualitativamente os jogadores com menor tempo de utilização. Uma tendência que se acentuou com o decurso da época, curiosamente depois de muitos dos jogadores dessa posição terem conseguido um arranque de temporada bastante positivo.

- Entre os destaques negativos, e para além de Capel, surge o caso de Eric Dier. Como também fui escrevendo, parece-me que o jovem central melhorou bastante na segunda metade da temporada, depois de algumas primeiras aparições onde assumiu um perfil de decisão com um risco desproporcionado, quer à sua posição, quer às suas capacidades.

AddThis